APRESENTAÇÃO: A educação continuada para profissionais da saúde vem tomando maior destaque no cenário educacional como forma de manter os colaboradores atualizados sobre questões pertinentes à linha de cuidado dos pacientes hospitalizados. A partir disso, tais conhecimentos acerca do tema devem ser disseminados para os profissionais em questão, visto que o arcabouço teórico trazido é de grande impacto durante o processo assistencial. Desse modo, o uso das metodologias ativas no ensino-aprendizagem, dentre elas vídeos educacionais, pode ser um facilitador a fim de tornar tal experiência mais dinâmica e produtiva para os envolvidos. Objetivo: Desenvolver vídeos educacionais para o ensino-aprendizagem em Segurança do Paciente para profissionais e estudantes. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo do tipo metodológico realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes o qual foi desenvolvido em três etapas, sendo elas: 1) Pré-produção, em que foram selecionados os temas e os atores, a definição do roteiro e a construção de storyboards; 2) Produção, que contemplou as filmagens dos vídeos; 3) pós-produção, em que foram feitas as edições finais e a posterior aplicação do produto final. Foram desenvolvidos um total de quatro vídeos, envolvendo as metas internacionais de segurança do paciente e o engajamento do paciente e/ou acompanhante, os quais possuíam duas perspectivas distintas, uma não leva em consideração o engajamento do paciente e/ou acompanhante durante a assistência e a outra apresenta o paciente e/ou acompanhante como sujeito ativo na prestação do cuidado. Como operacionalização e aplicação do produto final, oficinas foram realizadas durante 04 dias, em que participaram 146 profissionais da equipe multidisciplinar e estudantes. Durante as oficinas, utilizou-se como recurso uma ferramenta da qualidade denominada Diagrama de Ishikawa como forma de estruturar as causas do problema apresentado. RESULTADOS: O estímulo ao uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, tecnologias audiovisuais, apresentou resultados satisfatórios, principalmente no que diz respeito ao feedback recebido pelos participantes das oficinas, sendo considerada interessante e útil pela grande maioria deles. O Diagrama de Ishikawa também foi essencial durante a construção de um modelo norteador e articulador de conceitos de segurança do Paciente, o que possibilitou a sistematização dos fatos observados. A principal contribuição do estudo foi a criação de um repositório de vídeos educativos, os quais foram desenvolvidos com base nos processos e na realidade institucional. Os produtos finais serão utilizados de forma contínua em capacitações realizadas pela equipe do Setor de Gestão da Qualidade, como, por exemplo, o treinamento realizado com residentes multiprofissionais, a fim de capacitá-los conforme as normas da instituição no que diz respeito a assegurar a integridade do paciente durante a prestação do cuidado. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Evidencia-se que o estímulo ao uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como as tecnologias audiovisuais, é de grande valia na formação de tais profissionais, tendo em vista que o conteúdo presente no produto final, corresponde a um fator de extrema importância para o aperfeiçoamento da equipe multiprofissional, contribuindo de maneira significativa para a aprendizagem sensorial, dinamicidade e interatividade.