Relato de experiência de uma atividade de educação alimentar e nutricional: “Vamos ás compras?"

  • Author
  • Fernanda Albuquerque Nunes
  • Co-authors
  • Edjane Araújo , Poliana Eustáquio , Ana Paula Alves de Souza
  • Abstract
  •  

    APRESENTAÇÃO: A prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como diabetes e obesidade tem aumentado na população infantil nos últimos anos. A alimentação saudável é um elemento importante para a proteção dessas doenças e para a promoção da saúde. Ressalta-se que os hábitos alimentares se desenvolvem a partir das vivências e ambientes em que as crianças estão inseridas. Nesse contexto, é importante estimular a adoção de uma alimentação saudável, composta por alimentos in natura e minimamente processados, e a redução do consumo de alimentos ultraprocessados. Esse estudo teve como objetivo relatar uma atividade de educação alimentar e nutricional realizada com crianças participantes de um projeto social do município de Cuiabá-MT. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência a partir da realização de uma atividade de educação alimentar e nutricional realizada durante o estágio supervisionado de Nutrição em Saúde Coletiva, que teve como tema “Vamos às compras”, o objetivo da atividade foi ampliar o conhecimento sobre alimentação saudável e estimular o aumento do consumo de alimentos in natura e minimamente processados, entre as crianças participantes de um projeto social do município de Cuiabá-MT, com idade entre 6 a 9 anos, por meio de uma simulação de compras em um mercado. RESULTADOS: A ação foi desenvolvida com 27 crianças, no mês de março do ano corrente. Inicialmente foi realizada uma breve explicação sobre a condução da atividade que consistiu em uma simulação de ida ao mercado para fazer compras. Posteriormente, os participantes foram divididos em três grupos, e receberam dinheiro fictício para realizarem as suas compras, os grupos poderiam escolher até dez alimentos que comprariam para consumir em casa, dentre os quais haviam alimentos in natura e minimamente processados, e alimentos ultraprocessados. Após terem feito a compra, foi realizada uma roda de conversa para discutir sobre a classificação NOVA, de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira. A maioria dos grupos realizaram compras que continham alimentos ultraprocessados. Os participantes tiveram suas compras analisadas, juntamente com explicações sobre as funções de cada alimento escolhido para a manutenção da saúde. Em seguida, foram instruídos a fazer outra compra levando em consideração o nível de processamento dos alimentos e seu impacto na saúde. Após a explicação recebida, todos os grupos fizeram escolhas mais saudáveis, adquirindo mais alimentos in natura e minimamente processados. Ao final todos os participantes demonstraram interesse em aumentar o consumo desses alimentos em casa. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em suma, demonstra-se importante realizar atividades de EAN que incentivem o consumo alimentar saudável entre crianças, uma vez que nessa faixa etária os hábitos alimentares estão se formando. Apresentar atividades lúdicas e informativas sobre saúde é fundamental para criar familiaridade com alimentos saudáveis.

     

  • Keywords
  • Alimentação Saudável, Educação Alimentar e Nutricional, Classificação NOVA, Guia Alimentar para a População Brasileira.
  • Subject Area
  • EIXO 4 – Controle Social e Participação Popular
Back