APRESENTAÇÃO: A fim de promover a segurança do paciente, a Organização Mundial de Saúde em seu Plano Global de Segurança do Paciente 2021-2030, apresenta um plano de ação com objetivos e estratégia específicas a serem seguidas. O disclosure, que é a comunicação entre as instituições de saúde e os pacientes vítimas de eventos adversos que se dá de forma aberta, honesta e transparente, é uma das estratégias evidenciadas. Entendendo que a comunicação com o paciente é um grande desafio e que impacta diretamente no sucesso do disclosure, esta proposta de intervenção visa promover a temática entre as equipes assistenciais utilizando a simulação realística como intervenção educativa. A simulação realística é uma metodologia ativa de ensino que incentiva o aprendizado estimulando o desenvolvimento de competências cognitivas, técnicas, atitudinais e afetivas em um ambiente controlado, e assim, possibilitando a melhora do desempenho dos participantes a partir dos seus próprios erros. Objetivo: Propor a simulação realística como estratégia de ensino-aprendizagem para o diclosure de EA graves. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, com grupo controle não equivalente, de abordagem quantitativa. Trata-se de uma proposta de intervenção educativa com equipe multiprofissional de Unidade de Terapia Intensiva, na qual será utilizado um roteiro de simulação realística e cenários estruturados com atores fictícios. Os participantes serão divididos em pequenos grupos e inseridos na atividade para interagir com os atores com o objetivo de realizar um diclosure. Essa intervenção será esclarecida durante um briefing inicial e finalizado em seguida com um debriefing. A avaliação da efetividade da intervenção poderá ser realizada utilizando-se um questionário com perguntas fechadas como pré e pós teste no grupo controle, que participará de uma aula expositiva e no grupo de intervenção, que participará de uma aula expositiva e da simulação. Posteriormente, os dados serão compilados e realizada uma análise quantitativa. Ainda, pode-se realizar uma avaliação de satisfação da intervenção. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se que os participantes avaliem positivamente a simulação realística como proposta educativa e que a atividade contribua efetivamente para o aperfeiçoamento profissional no que tange a aquisição de conhecimentos sobre o disclosure e para a promoção da segurança do paciente. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O disclosure é a resposta adequada, transparente e empática a um incidente que causou danos ao paciente, bem como, uma ferramenta de efetivação dos seus direitos, um dever ético e um ato de compromisso com a melhoria do sistema. Apesar de ser um tema sensível, é necessário que o disclosure seja trabalhado e inserido na realidade das instituições de saúde e, para tanto, a simulação realística apresenta-se como uma interessante estratégia de ensino-aprendizagem.