Estratégias Eficientes de Compras: foco na qualidade de serviços de saúde em uma unidade hospitalar pública do município do rio de janeiro

  • Author
  • Débora Ester Passos de Oliveira Lima
  • Co-authors
  • Fabio Henrique Silva Melo , Itamar Cabral Monteiro , Rosiane Nunes do Nascimento , Lorena Gomes da Rocha Altino
  • Abstract
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    O presente trabalho aborda a importância da gestão eficiente de compras e aquisições em uma unidade hospitalar do SUS no município do Rio de Janeiro. Destacamos como a otimização desses processos não apenas à aquisição adequada de suprimentos, mas também à redução de custos, à melhoria da qualidade dos produtos e o alinhamento das necessidades de cada setor, contribuindo assim para a excelência na prestação de serviços de saúde.

    No contexto da gestão de compras em uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), é essencial compreender que o processo vai além da simples transação comercial. A modalidade de aquisição adotada fundamenta-se em um Regulamento de Compras e Contratações, exigindo uma abordagem estratégica para garantir não apenas a eficiência operacional, mas também o cumprimento das normativas institucionais vigentes.

    Uma das práticas adotadas para alcançar esses objetivos é a identificação criteriosa de fornecedores qualificados, utilizando plataformas públicas e convocações eletrônicas para garantir transparência e concorrência. A análise das propostas é realizada de acordo com diretrizes do regulamento publicado em diário oficial da união, considerando diversos aspectos, como custo, qualidade, prazo de entrega e credibilidade, dentre outros. Além disso, é fundamental que os fornecedores interessados em prestar serviços à unidade hospitalar atendam a uma série de requisitos documentais, visando garantir sua idoneidade e capacidade técnica para fornecer os produtos ou serviços necessários. A seleção dos fornecedores é realizada com base em critérios como qualidade, custo e garantia de execução, assegurando assim a escolha da melhor oferta para a instituição de saúde.

    Os resultados percebidos decorrentes da aplicação dessas práticas ao longo de um período de 24 meses (2023/2024), identificaram a redução de custos de aquisição, gerando uma economicidade significativa. A principal contribuição para essa economia foi através de aquisições de proteínas, insumos secos, descartáveis, hortifrúti, padaria e água de 500ml, insumos estes para o preparo e fornecimento de alimentação.

    A amostra utilizada conta com o somatório de cinco refeições/dia para pacientes, três refeições/dia para acompanhantes e quatro refeições/dia para profissionais, que corresponde a uma média de 61.270/mês em 2023 e uma média de 66.000/mês até 03.2024, sendo estas destinadas ao fornecimento de refeições para paciente, acompanhantes e profissionais da unidade hospitalar. A melhoria contínua dos processos de gestão de compras contribui para a satisfação dos pacientes, acompanhantes e profissionais, uma vez que ofertamos as principais refeições (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), de forma adequada com os requisitos básicos de insumos e serviços essenciais para a prestação de cuidados de saúde.

    Acreditamos que a gestão eficiente de aquisições e compras em unidades hospitalares do SUS desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e eficácia dos serviços prestados à população. Ao adotar práticas que visam à economicidade, à transparência e à excelência na seleção de fornecedores, é possível promover não apenas a redução de custos, mas também a melhoria contínua dos processos, contribuindo assim para o alcance dos objetivos institucionais de forma eficiente e sustentável.

     

  • Keywords
  • Qualidade de Serviços de Saúde, Estratégias, Economia, Melhoria Contínua, Satisfação dos Pacientes
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
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