Percepção de um profissional farmacêutico sobre o cuidado através do teleatendimento farmacêutico.

  • Author
  • Sheyla Velasques Paladini
  • Co-authors
  • Andreia Turmina Fontanella , Michael Ruberson Ribeiro da Silva
  • Abstract
  • Apresentação: percepção de um profissional farmacêutico sobre a promoção do cuidado através do teleatendimento farmacêutico de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

    Desenvolvimento: no manejo da asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que são enfermidades respiratórias altamente prevalentes em todo o mundo, afetando não apenas as famílias, mas também os sistemas de saúde, o  envolvimento do farmacêutico no cuidado pode melhorar significativamente a adesão ao tratamento, reduzindo a frequência de crises asmáticas, visitas ao pronto-socorro e internações hospitalares, melhorando a qualidade de vida destes pacientes e reduzindo os custos globais da doença para o sistema de saúde. O teleatendimento tem sido utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente considerando a desigualdade na distribuição de recursos no país.

    Resultado: após conduzir mais de 176 teleconsultas farmacêuticas com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) diagnosticados com asma e DPOC, percebo que o profissional farmacêutico está bem qualificado para preencher muitas das lacunas do sistema de saúde. Atuando como membro ativo da equipe multiprofissional, o farmacêutico desempenha um papel crucial no controle de doenças crônicas. Promovendo e monitorando a adesão à terapia medicamentosa, garantindo o uso adequado dos dispositivos inalatórios,  identificando gatilhos que desencadeiam crises respiratórias, como sintomas de transtorno psíquico, e desenvolvendo planos de ação individualizados para gerenciá-los. Além disso, é capaz de sugerir ao prescritor ajustes na dose ou mudanças de tratamento com base na gravidade dos sintomas, efeitos colaterais ou outras considerações clínicas.

    Considerações Finais: No Teleatendimento farmacêutico é responsabilidade do profissional farmacêutico prover serviços que ampliem o acesso universal e integral à saúde. É essencial promover e valorizar novas formas de cuidado no SUS, como essa abordagem que tem o potencial de melhorar a qualidade de vida dos usuários, reduzir custos relacionados à saúde e mitigar desigualdades no acesso aos serviços de saúde.

  • Keywords
  • Acesso a Serviços de Saúde, Serviços de Assistência Farmacêutica, Tele consulta
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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