APRESENTAÇÃO: Vivencia-se, na educação em saúde, a incorporação progressiva de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências necessárias para potencialização da qualidade da formação de profissionais. Estudos apontam que metodologias práticas devem ser preferidas, em relação às mais expositivas e conteudistas. Assim, ações de apresentação de profissões, a partir de conhecimentos adquiridos durante a graduação, promovem apropriação de habilidades por parte dos graduandos e difusão de informações para a própria comunidade. O objetivo deste consiste em relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem em uma mostra de profissões, cuja estação prática foi intitulada “A atuação do enfermeiro frente ao paciente crítico vítima de traumatismo cranioencefálico”. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, referente a uma prática educativa, desenvolvida por acadêmicos de enfermagem de uma faculdade particular de Belo Horizonte, supervisionados por duas docentes do curso, em uma mostra de profissões para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas durante os dias 12 a 15 de setembro de 2023, nas instalações da faculdade. A apresentação se deu por meio de uma estação prática, em que os discentes demonstraram o papel do enfermeiro em uma unidade de terapia intensiva com foco em pacientes neurocríticos. Foram utilizados manequim, dispositivos de monitorização e manutenção do paciente neurocrítico, associado a um esquema, em quadro, dos principais pontos a serem abordados, visando utilizar a simulação e o lúdico para maior compreensão dos jovens. A cada hora, um grupo de adolescentes passava pela referida estação, visando romper estigmas que perduram na sociedade relacionados ao papel do enfermeiro. A partir do esclarecimento da profissão, os adolescentes se aproximavam da estação para assistirem de perto a simulação realizada. Posteriormente, a abordagem da fisiopatologia do trauma, os desdobramentos que acarretam a um quadro de hipertensão intracraniana e o manejo do enfermeiro a esse paciente foi elucidada, explicitando a ciência, raciocínio crítico e clínico por trás da enfermagem. O olhar para além do biológico, reconhecendo o indivíduo em suas inúmeras esferas inserido foi exposto, mostrando o cuidado da enfermagem para além da doença, contribuindo para que fosse possível a compreensão do grupo no enaltecimento e valorização da profissão. RESULTADOS: Foram impactados aproximadamente 900 adolescentes e alguns professores das escolas de ensino médio, divididos em grupos de 50 por estação de prática, que se repetiam a cada hora, por dias consecutivos. Os adolescentes demonstraram interessados e participativos. Os acadêmicos de Enfermagem evidenciaram a importância da participação de experiências que ultrapassem as exigidas em matriz curricular, visando a contribuição da mesma para o desenvolvimento de maior autonomia, segurança, domínio, melhor oratória, desenvoltura, habilidades e saberes específicos cruciais para o processo de formação profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Percebe-se a importância de transcender as barreiras do ensino-aprendizagem para além dos limites da sala de aula, visto que o ensino pode ser realizado por diferentes metodologias, tendo impactos significativos para a construção do profissional ao decorrer de sua trajetória acadêmica, tornando necessário o estímulo da participação dos alunos em eventos dessa modalidade