ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, SUSTENTÁVEL E COM REDUÇÃO DE DESPERDÍCIO: SUA RELAÇÃO COM A RECICLAGEM E O DESENVOLVIMENTO PRÉ-ESCOLAR

  • Author
  • Maria Eduarda dos Reis Souza
  • Co-authors
  • Ana Carolina de Souza , Daiane Ribeiro Miranda dos Santos , Edina Alves Guedes , Letícia Emily Rodrigues Ferreira , Maria Carolina Soares Barbosa , Maria Clara Rodrigues , Stael Abelha Ourives , Shirlei Barbosa Dias
  • Abstract
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    Apresentação: A alimentação saudável representa um fator de grande impacto na construção e manutenção de um estilo de vida saudável, especialmente na primeira infância. Dados da UNICEF de 2019 revelam que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados é responsável pela conexão entre desnutrição por falta de nutrientes essenciais e obesidade ou sobrepeso em crianças, o que corrobora para o surgimento de doenças. Nesse âmbito, atrelado à importância da alimentação saudável, faz-se necessário salientar que a alimentação sustentável é crucial para a garantia de uma alimentação nutricionalmente adequada e balanceada.  Além disso, está associada a questões econômicas e ambientais, prezando pela integridade de uma alimentação acessível, gerando contribuições para a preservação do meio ambiente e se contrapondo ao sistema alimentar moderno advindo da produção e processamento industrial dos alimentos. Relacionada a tais fatores, a reciclagem é de suma importância para converter resíduos sólidos inutilizados e descartados em novos objetos, ocasionando a reintrodução desses materiais na cadeia produtiva. Objetivo: Descrever a experiência de atividade extensionista educativa desenvolvida com foco na importância de uma alimentação saudável, com redução de desperdício de alimentos e com promoção de reciclagem para reduzir o impacto ambiental. Desenvolvimento: A atividade foi desenvolvida por acadêmicas do 3º período de enfermagem de uma faculdade privada, dentro de uma disciplina extensionista, no primeiro semestre de 2024, em uma escola municipal de educação infantil, localizada na periferia de Belo Horizonte. O público-alvo foi composto por 14 crianças entre quatro e cinco anos de idade. O lúdico foi utilizado para garantir aproximação com o público. Inicialmente, foram feitas perguntas sobre os tópicos que seriam discutidos e apresentados dois vídeos educativos, voltados ao público infantil, sobre alimentação saudável e coleta seletiva. Em seguida, houve um momento para sanar possíveis dúvidas e a divisão da turma em três grupos para uma dinâmica recreativa.  Sua realização ocorreu de forma rotacional e contou com três jogos produzidos com materiais reciclados: um quebra-cabeça feito com palitos de picolé, um jogo da memória de papelão e lixeiras de coleta seletiva construídas com garrafas PET utilizando as cores padronizadas para o descarte de resíduos, todos estratégicos para incentivar discussão e discernimento sobre aspectos da alimentação saudável e reciclagem. E a última etapa, consistiu na distribuição de desenhos para colorir e favorecer a fixação do conteúdo visto. Resultados: As ações educativas foram recebidas positivamente pela instituição e, principalmente, pelas crianças. Elas mostraram-se eficazes ao garantirem a participação de forma ativa e voluntária de toda a turma durante o progresso das atividades. Os alunos demonstraram compreender todo o conteúdo apresentado e reforçaram o aprendizado de modo prático e divertido. Considerações finais: Questões nutricionais e ambientais devem ser discutidas e trabalhadas com o público infantil, visto que a formação de hábitos positivos desde a infância é extremamente eficaz, principalmente quando amparada nos ambientes familiar e escolar. No entanto, tal processo deve ser colocado em prática de maneira acessível, que capte a atenção das crianças e incentive o desenvolvimento psicossocial e cognitivo.

     

  • Keywords
  • Educação Alimentar e Nutricional, Desenvolvimento Pré-Escolar, Educação em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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