Atendimento Remoto em Psicologia – a experiência do PsiCuidados

  • Author
  • Mayara Cristina Silva de Araujo
  • Co-authors
  • Marcelo Pedra Martins Machado , Maria Fabiana Damásio Passos , Giulia Bedê Bomfim , Stella Santos , Sofia Oliveira Lopes Cançado , Flávia Marques Gonçalves Elias
  • Abstract
  • Apresentação:

    Com início no primeiro momento da pandemia de COVID-19 (março de 2020) o projeto PsiCuidados, em atuação como oferta de atendimento psicológico para os profissionais da secretaria de saúde, da cidade de Goiás/GO, é uma experiência inicialmente baseada na pirâmide de intervenções do IASC (Comitê da ONU - emergências humanitárias) e se caracterizando como caracterizado por variadas formas de intervenção (atuando em quatro níveis de atenção), com ações para a  população em geral, o fortalecimento do laço comunitário, a qualificação de serviços locais para atuarem com os primeiros cuidados psicológicos (OMS), além da garantia de cuidados especializados para pessoas que estiverem em condições severas de sofrimento psíquico. Essa construção originou-se na proposição dos psicólogos do SUS municipal, especialmente Nasf AB, SAD e CAPS, operando na lógica do Apoio Matricial.

    O Objetivo do PsiCuidados é o de oferecer um conjunto de ações no campo da Saúde Mental e da Atenção Psicossocial para a população e os trabalhadores de Goiás/GO, a partir da APS na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

    Desenvolvimento do trabalho:

    O PsiCuidados estabeleceu estratégias para 3 dos 4 níveis de atenção do IASC (pois o 1º nível trata de sustentar os serviços básicos funcionando, o que no caso de Goiás/GO, já acontece). Para o 2º Nível (Fortalecimento de Apoios Comunitários e Familiares) estão acontecendo contatos telefônicos com as Rádios Comunitárias, Associações de Moradores e Instituições Religiosas, para instrumentalizar com podcasts, vídeos, cartilhas e informações em saúde.  Para o 3º Nível (Apoios Específicos) as equipes de saúde locais foram qualificadas (com a utilização de técnicas de dramatização), para que possam ofertar os primeiros cuidados psicológicos. Para o 4º Nível (Serviços Especializados) está sendo oferecido atendimento psicológico remoto (vídeo chamada e/ou telefone) para os trabalhadores da saúde, atualmente na perspectiva da saúde do trabalhador.

    Resultados: 

    Os resultados do PsiCuidados são: 1. Disseminar informações em saúde para os aproximadamente 23.000 habitantes do município, para mobilizar e instrumentalizar sobre ações possíveis no campo da Atenção Psicossocial, com foco no cuidado comunitário e no autocuidado; 2.  Qualificar as equipes de saúde da cidade (10 eSF, 46 ACS, o Nasf AB, a equipe do CAPS e a equipe do SAD) para que possam prestar os primeiros cuidados psicológicos (OMS); 3. Oportunizar a oferta de atendimento psicológico remoto para os 400 profissionais de saúde da cidade.

    Considerações finais

     

    Em quatro anos de atuação o PsiCuidados tem apresentado uma adesão significativa por parte dos trabalhadores, além de apresentar estratégias de cuidado ao sofrimento psíquico leve e moderado na APS, com a utilização de diferentes metodologias de atendimento remoto, no campo da Atenção Psicossocial, podendo representar também uma nova tecnologia em saúde a ser incorporada, em especial na Atenção Primária à Saúde.

  • Keywords
  • PsiCuidados, Atenção Psicossocial, Saúde Mental. RAPS, IASC, Atendimento Psicológico Remoto
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
Back