INTRODUÇÃO
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece os Cuidados Paliativos (CP) como um conjunto de intervenções destinadas a melhorar a qualidade de vida de pacientes com condições de saúde que não respondem mais aos tratamentos curativos convencionais(1-2). Para garantir a eficácia dos CP é essencial que a equipe de enfermagem, desenvolva uma abordagem de assistência compassiva, realística e resolutiva e fundamentalmente ética (3).
No Brasil, os CP aos pacientes sem perspectiva de cura foram oficialmente estabelecidos pela Portaria MS/GM nº 19, de 03 de janeiro de 2020, que cria o Programa Nacional de Assistência à Dor e Cuidados Paliativos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)(4). A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é destinada à prestação de cuidados altamente especializados a pacientes em estado grave. Caracterizada por uma infraestrutura tecnologicamente avançada e por profissionais altamente qualificados, a UTI oferece cuidados contínuos e intensivos por meio de uma equipe multiprofissional (5).
Com o avanço tecnológico na área da saúde, observa-se uma transição da morte dos pacientes do ambiente domiciliar para o espaço hospitalar, onde o tempo de vida é prolongado e muitas vezes sem qualidade ou conforto para esses pacientes. Assim, a UTI torna-se o principal local de atendimento para pacientes em situações críticas de saúde(6-7). O objetivo da equipe multiprofissional é fornecer assistência abrangente, considerando o paciente de forma integral. Nessa perspectiva, os profissionais da área da enfermagem desempenham um papel fundamental nessa equipe, sendo responsáveis pela prestação contínua de cuidados ao paciente com base em práticas técnicas e científicas (8-9).
Diante disso, este estudo pretende identificar o conhecimento dos profissionais de Enfermagem em UTI sobre os CP, em virtude de se observar que a discussão e capacitações sobre os CP nas formações acadêmicas dos profissionais de saúde, e nas instituições de saúde, em especial para a enfermagem, ainda é limitada, e configura uma lacuna para a literatura(10-11).
METODOLOGIA
Trata-se do protocolo registrado no Open Science Framework (OSF0 Identifier: DOI 10.17605/OSF.IO/HB42M e endereço eletrônico: https://osf.io/hb42m/ a qual tem por objetivo a construção de uma revisão de escopo, que seguirá as recomendações do Institute Joanna Briggs (JBI(12), e em consonância com Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses extesion for Scoping Reviews (PRISMA-ScR)(13).
Os critérios de elegibilidade estarão baseados na estratégia mnemônica População, Conceito e Contexto (PCC) de acordo com as orientações do JBI. Sendo P: Profissionais de enfermagem, C: conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos cuidados paliativos na UTI. C: Cuidados Paliativos em UTI. Diante disso questiona-se “Qual o conhecimento dos profissionais de enfermagem que atuam em UTI em relação aos CP”?.
Como critérios de inclusão serão selecionados estudos que respondam a questão norteadora e os objetivos do estudo, pesquisas nos idiomas em português, inglês e espanhol, disponíveis na íntegra, em seres humanos e sem limite temporal no intuito de ampliar a busca. Serão excluídos estudos duplicados, editoriais, resenhas, cartas, estudos de caso, trabalhos de conclusão de curso de graduação, estudos em outros idiomas não estabelecidos para este estudo e artigos não disponíveis gratuitamente.
Serão utilizados vocábulos controlados a partir dos Descritores de Ciências da Saúde (DeCS) nas demais bases de dados, considerando o uso de variadas combinações de operadores boleanos AND e OR, para assim obter estratégias finais de pesquisa e melhor identificação e compreensão dos estudos e os Medical Subject Headiings (MESH) no PubMEd. O (Quadro 1) descreve a seleção do vocábulo controlado para a estratégia de busca para as bases de dados propostas para este estudo.
Quadro 1 - seleção do vocábulo controlado para buscas
DeCS | Português: Conhecimento; Cuidados paliativos; Equipe de enfermagem; Unidade de terapia intensiva. Inglês: Knowledge; Palliative Care; Nursing Team; Intensive Care Units. Espanhol: Conocimiento; Cuidados Paliativos; Grupo de Enfermería; Unidades de Cuidados Intensivos. |
MeSH | Knowledge; Palliative Care; Nursing Team; Intensive Care Units. |
Fonte: Dados da pesquisa (2024).
Serão aplicadas estratégias de busca para seleção dos estudos de acordo com as bases de dados descritas no quadro 2.
Quadro 2 – Estratégias de busca
SciELO | Conhecimento AND Cuidados paliativos AND Equipe de enfermagem AND Unidade de terapia intensiva. (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos).
|
LILACS | (conhecimento) OR (cuidados paliativos) OR (equipe de enfermagem) OR (Unidade de terapia intensiva). (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos).
|
MEDLINE via PUBMED | ((("conhecimento"[Majr]) AND "cuidados paliativos "[Majr]) AND "equipe de enfermagem"[Majr]) AND "Unidade de terapia intensiva"[Majr]; ((("Conocimiento"[Majr]) AND "Cuidados Paliativos"[Majr]) AND "Grupo de Enfermería"[Majr]) AND "Unidades de Cuidados Intensivos"[Majr];
|
Web of Science | (conhecimento) OR (cuidados paliativos) OR (equipe de enfermagem) OR (Unidade de terapia intensiva). (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos).
|
Scopus | (conhecimento) OR (cuidados paliativos) OR (equipe de enfermagem) OR (Unidade de terapia intensiva). (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos).
|
EBSCOhost | Conhecimento AND Cuidados paliativos AND Equipe de enfermagem AND Unidade de terapia intensiva. (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos).
|
Google Acadêmico | ((Knowledge) AND (Palliative Care) AND (Nursing Team) AND (Intensive Care Units)). *Conhecimento* OR *Cuidados paliativos* OR *Equipe de enfermagem* OR *Unidade de terapia intensiva*. |
SciELO | Conhecimento AND Cuidados paliativos AND Equipe de enfermagem AND Unidade de terapia intensiva. (Conocimiento) OR (Cuidados Paliativos) OR (Grupo de Enfermería) OR (Unidades de Cuidados Intensivos). (Knowledge) AND (Palliative Care) AND (Nursing Team) AND (Intensive Care Units). |
No que concerne à identificação dos estudos serão acessadas as bases de dados eletrônicas: Scientific Eletronic Libraly Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE (Via PubMed), Web of Science, Scopus, . Para construção da pesquisa será considerado o Medical Subject Headiings (MESH) no PubMEd.
A elegibilidade dos estudos será avaliada por dois revisores de forma independente. conforme proposto no quadro 3. O processo de pesquisa será conduzido em quatro etapas distintas.
Quadro 3 - Extração de dados a partir dos dados dos estudos
Autor e Ano | Título | Tipo de Estudo | Conhecimento dos profissionais sobre CP |
|
|
|
|
Fonte: Scientific Eletronic Libraly Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), MEDLINE (Via PubMed), Web of Science, Scopus e
Após uma minuciosa triagem, os artigos selecionados serão avaliados quanto à relevância com base nos critérios de inclusão e exclusão estabelecidos, analisando seus títulos e resumos. Aqueles que atenderem à pergunta de revisão serão escolhidos para uma leitura completa, seguida pela extração dos dados necessários.
O delineamento a respeito do conhecimento da equipe de enfermagem acerca dos cuidados paliativos na Unidade de Terapia Intensiva, bem como, a interpretação dos resultados será apresentado de forma descritiva juntamente com a elaboração de tabelas, quadros e figuras. Almejando alcançar o objetivo proposto e a esclarecer a questão norteadora proposta pela revisão.
Para análise dos dados, será utilizado o software de gestão de revisão sistemática Rayyan-Intelligent Systematic Review(14). O Rayyan é uma ferramenta de software empregada na triagem de estudos, na condução de revisões sistemáticas e metanálises. (15).