APRESENTAÇÃO
No contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais, a formação dos professores universitários surge como dimensão prioritária para a inovação e transformação do processo de ensino, aprendizagem e avaliação dos futuros profissionais do século XXI. Destarte, os métodos ativos constituem-se em uma das importantes dimensões da inovação educacional. Assim, é objetivo desse estudo identificar as fortalezas (o que motiva) e as fragilidades (o que desmotiva), do uso dos métodos ativos na prática de docentes e preceptores de uma universidade pública brasileira, por meio da técnica do “Panorama Sobe-Desce”.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
Trata-se de um relato de experiência a partir de uma oficina de desenvolvimento docente realizada em uma universidade pública brasileira. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica do Panorama Sobe-Desce. O Panorama Sobe-Desce é uma técnica que tem como objetivo a expressão dos participantes sobre suas motivações (Sobe) e desmotivações (Desce) em um contexto determinado: curso, programa ou estratégia, de forma lúdica, interativa e criativa. As respostas a uma determinada pergunta formulada pelos pesquisadores são respondidas pelos participantes em post its de duas cores distintas: uma para cada percepção - motivação e desmotivação que, colados em um banner pelos próprios respondentes, formam um panorama onde o contexto de cada um em particular e do grupo como um todo é evidenciado. Nesse estudo, os professores responderam à pergunta: “O que me motiva (Sobe) e o que me desmotiva (Desce), a utilizar os Métodos Ativos em minha prática docente?”. A coleta de dados se deu em uma oficina de Métodos Ativos realizada para 35 docentes de todos os cursos de uma universidade pública em 2023. A partir das respostas se identificou os núcleos de sentido.
RESULTADOS
Referente aos fatores que desmotivam (Desce), destacam-se os seguintes núcleos de sentido: a resistência dos alunos, a falta de integração entre os docentes, a falta de tempo para preparar e corrigir as atividades realizadas, falta de preparação dos docentes em aplicar os métodos ativos, falta de recursos humanos e materiais e dificuldade em fornecer um feedback adequado aos alunos. No que se refere aos fatores que motivam (Sobe), destacam-se: as aulas mais dinâmicas, alunos com maior autonomia, o desenvolvimento de competências, a aquisição de conhecimento, a aprendizagem significativa e a capacidade de proporcionar o protagonismo do aluno.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A técnica do Panorama Sobe-Desce permitiu a identificação de importantes dimensões que favorecem e/ou desfavorecem os professores do século XXI a utilizarem, ou não, os Métodos Ativos em suas práticas docentes. A discussão resultante da aplicação dessa técnica, possibilitou que os docentes compartilhassem suas angústias, frustações, temores, bem como suas alegrias e experiências exitosas, abrindo espaços para reflexões e interesse por estratégias utilizadas pelos colegas, abrindo portas para o estabelecimento de parcerias e redes de apoio e trabalho.