Inovação Tecnológica para o cuidado de pessoas com doenças crônicas: o desenvolvimento e implementação de um Núcleo de Telessaúde

  • Author
  • Ana Luiza Paes Mingote
  • Co-authors
  • Michele Duarte Pereira , Tabata Isabely Souza Neves , Vitória Karoline Rodrigues Molica , Lara Camargo de Oliveira , Vanessa de Souza Amaral , Emanuele Louise Gomes de Magalhães , Emily de Souza Ferreira , Rosângela Minardi Mitre Cotta
  • Abstract
  • APRESENTAÇÃO:

    O uso das tecnologias digitais em saúde apresenta-se como importante meio de intervenção em saúde, principalmente no contexto do cuidado interprofissional prestado pela Atenção Primária à Saúde (APS). Nesse cenário, foi desenvolvido o Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Viçosa (NUTELES-UFV) visando o Telemonitoramento e a Tele-Educação de pessoas com diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM) e/ou Hipertensão Arterial (HA) acompanhados pela APS nos 9 municípios da microrregião de saúde de Viçosa, MG. Este Núcleo representa um alinhamento entre a academia e serviços de saúde reforçando o plano de cuidado, via saúde móvel, e facilitando o acesso às informações criteriosas e baseadas em evidências científicas, tanto dos usuários como dos profissionais de saúde. Este estudo tem como objetivo descrever a criação e o desenvolvimento de uma Plataforma Computacional (NutelesWeb) e de um Aplicativo Móvel (NutelesApp) frutos da parceria entre a universidade pública, as secretarias de saúde (estaduais e municipais) e os serviços de saúde da APS.

     

    DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:

     O NUTELES-UFV foi construído pelo grupo de pesquisa do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e do Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde (LabPlanGest), com a parceria e apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Laboratório de Banco de Dados e Engenharia de Software da Universidade Federal de Tocantins. O NutelesApp tem como objetivo o armazenamento e a integralização das informações coletadas dos pacientes atendidos pela APS da microrregião de saúde de Viçosa, Minas Gerais, promovendo saúde, por meio da tecnologia digital, a partir do cuidado continuado. Além do armazenamento de informações sociodemográficas e de saúde dos pacientes, o aplicativo direciona o paciente ao Portal de Informações (NutelesWeb), por meio de um link e QRcode para que eles tenham acesso via login a conteúdos educativos. Esse portal se fundamentou no tratamento e cuidado de pessoas com diagnóstico de DM e/ou HA, sendo fonte de informação sobre a prevenção de agravos e enfermidades e no auxílio do monitoramento de hábitos saudáveis, a partir de uma visão holística da equipe multidisciplinar. A criação dos conteúdos é realizada a partir de técnicas ativas e participativas, por profissionais da saúde, voluntários nesse projeto, incluindo médicos, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos. Este projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, Brasil (FAPEMIG), processo Nº. APQ-02708-21 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), processo Nº. 306358/2020-4.

     

    RESULTADOS:

    O NutelesApp foi utilizado para o cadastro e coleta de dados relacionados à saúde de 818 pacientes com diagnóstico de HA e/ou DM dos nove municípios da microrregião de saúde de Viçosa. Quanto a interface NutelesWeb, os usuários das APS de cada município estão sendo capacitados para a sua utilização, sendo essa etapa em andamento.

     

    CONSIDERAÇÕES FINAIS:

    O projeto envolve a produção de conhecimento científico, tecnológico e inovador, a formação de profissionais qualificados, a promoção da inclusão social, o fortalecimento da Rede de Saúde nas práticas assistenciais do SUS e o engajamento com a comunidade.

  • Keywords
  • Atenção Primária à Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Tecnologia Digital para Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
Back