APRESENTAÇÃO:
A profissionalização docente tem impacto direto na qualidade do ensino superior. Neste sentido, a institucionalização do processo de educação permanente dos educadores é pauta constante da agenda das universidades no século XXI.
Dessa forma, estão sendo implementadas oficinas de capacitação docente em métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação, promovidas pela Pró-Reitoria de uma universidade de Minas Gerais, Brasil. Neste estudo, apresentamos uma das técnicas utilizadas em uma oficina de desenvolvimento docente: o “Varal de Avaliação”, a técnica visa capturar o relato dos participantes sobre suas experiências positivas e negativas em relação ao processo de avaliação em suas vidas.
O objetivo deste trabalho foi identificar as experiências negativas e positivas de avaliação, levando-os a refletir sobre o impacto da avaliação na formação pessoal e profissional das pessoas, e por extensão, dos nossos estudantes.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO:
Trata-se de um relato de experiência de uma técnica ativa intitulada “Varal de Avaliação”, utilizada em uma oficina de desenvolvimento docente realizada em 2024 em uma universidade pública brasileira. Participaram da oficina 25 docentes divididos em grupos de 5 pessoas. Trata-se da estruturação de um painel, por meio de um varal, levando os participantes a remontarem às suas memórias e relatarem suas experiências negativas e positivas de avaliação. Estendido o varal, inicia-se a seguinte comanda dada: “Lembre-se de uma experiência NEGATIVA relacionada a trajetória acadêmica que te afetou significativamente” e registre em uma folha: 1) O FATO (a experiência negativa) e 2) A MARCA (que esta experiência deixou em você). Em seguida, faz-se a leitura dos relatos individuais, ao final, o participante fixa sua folha (fato e marca) no varal. Segue-se então para o segundo momento, que é o registro da experiência POSITIVA. Ambos momentos afloram emoções, sendo estes sentimentos trabalhados pela equipe. Enquanto a técnica do varal é executada, uma pessoa da equipe gestora, sistematiza o processo e ao final apresenta aos participantes.
RESULTADOS:
Referente aos Fatos relacionados as experiências negativas, destacam-se os seguintes núcleos de sentido: avaliação nos cenários de formação profissional (mestrado, internato, graduação, escola técnica, residência, estágio, pós graduação, doutorado); avaliação nos cenários de trabalho (pela chefia). No que se refere às Marcas negativas destacam-se os seguintes núcleos de sentido: insegurança, dificuldade de aceitação, injustiça, incapacidade, trauma, bloqueio, revolta, angústia, desvalorização, indignação, sentir-se diminuída. Referente aos Fatos relacionados às experiências positivas, os relatos se referem aos mesmos cenários de formação profissional e de trabalho, sendo que os núcleos de sentido das Marcas positivas evidenciadas são: a paz, autoestima, motivação para continuar, autoconfiança, sensibilidade, empoderamento e liberdade.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A vivência dialógica propiciada pelo Varal de Avaliação, levou os docentes a trabalharem os significados dos processos de avaliação e a refletirem sobre o impacto da avaliação e do feedback apreciativo ou depreciativo sobre a vida e saúde das pessoas. Mostrou-se uma ferramenta dinâmica, interativa, visual, ativa e de sensibilização estimulando um espaço para a reflexão e discussão sobre a importância da implementação da avaliação formativa com feedback assertivo e em tempo oportuno para a recuperação ativa, além da avaliação somativa.