Observatório de Políticas e Práticas do Sistema Único de Saúde: Relato de Experiência de Extensão com estudantes de ensino da rede estadual

  • Author
  • Jéssica Custódio Gonçalves
  • Co-authors
  • Pitter Batista de Souza , Marcos Paulo de Oliveira Carius , João Luiz Ribeiro Caffaro , Kátia Mendes de Souza , Andrea Moreli Mendes Gualberto , Ana Maria Auler Matheus Peres
  • Abstract
  • Apresentação:

    O projeto “ObservaSUS - Observatório de Políticas e Práticas do Sistema Único de Saúde” é um projeto de extensão universitária na região Serrana que teve início em 2021 e cuja proposta é debruçar-se sobre a execução de políticas públicas em saúde na cidade de Petrópolis, de modo que os extensionistas possam aprofundar e consolidar seu conhecimento previamente concebido, um aspecto fundamental no processo de formação em saúde. Além disso, o projeto promove ações que visam discutir esse conhecimento com a comunidade na qual está inserido visando empoderá-la a esse respeito, desenvolvendo uma escuta qualificada e aprendendo também com ela.

    No ano de 2023, foi realizada uma atividade com estudantes de ensino da rede estadual com o intuito de promover reflexões sobre o funcionamento do SUS, a constituição da participação social nesse sistema e a Política Nacional de Humanização (PNH).

    Desenvolvimento do trabalho:

    A atividade realizada com os estudantes baseou-se na realização de uma pesquisa de opinião sobre a experiência de acolhimento nas unidades de saúde e as dimensões de atuação do SUS. De acordo com o número de participantes, os estudantes foram divididos em grupos, cada um orientado por um extensionista para responder às perguntas propostas. Além disso, realizou-se, no mesmo encontro, uma roda de conversa sobre a participação social no SUS conduzida pelos extensionistas por meio de perguntas disparadoras e apresentação de exemplos práticos. Nesse momento, os estudantes participaram ativamente da discussão proposta, compartilhando suas percepções e experiências, avanços e desafios no acesso aos serviços do SUS, reforçando o caráter reflexivo da dinâmica proposta.

    Resultados:

    Em um segundo momento, o grupo procedeu à síntese dos dados quantitativos e qualitativos, e, a partir deles, foi possível compreender as percepções e expectativas da população em relação aos serviços disponibilizados pelo SUS. Essa análise contribui para uma formação mais alinhada com as necessidades da comunidade e destaca a importância da integração entre teoria e prática promovida pelas atividades extensionistas. Os extensionistas puderam vivenciar verdadeiros espaços de encontro e diálogo com os estudantes da escola, desenvolvendo suas capacidades de olhar, ver e ouvir, em uma aprendizagem significativa, com um distanciamento de suas próprias referências para compreender outros sujeitos, seus ditos e não ditos sobre a vivência no uso de serviços do SUS.

    Considerações finais:

    Em conclusão, a atividade realizada pelo ObservaSUS desempenhou um papel significativo no processo formativo dos extensionistas, bem como cooperou para a conscientização dos estudantes envolvidos na dinâmica. A colaboração entre os diversos atores envolvidos proporcionou uma visão abrangente das percepções, desafios e necessidades relacionadas ao sistema de saúde pública brasileiro, destacando a importância da educação em saúde e da promoção da participação social. Essa dinâmica não apenas identificou questões críticas, como também evidenciou áreas de oportunidade para intervenções futuras, cooperando, dessa forma, para a criação de um sistema equitativo e alinhado às necessidades da população.

  • Keywords
  • Sistema Único de Saúde, Educação popular em saúde, Participação social, Humanização da Assistência, Extensão universitária
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back