Introdução: A vacina, desde que foi desenvolvida no século XVIII, é um mecanismo efetivo para a proteção de crianças, jovens e adultos contra doenças. No contexto brasileiro, apesar da reconhecida relevância desse meio de prevenção, muitas vezes a população não possui o estado vacinal completo, o que evidencia um risco para a saúde pública. Objetivo: Relatar a experiência dos acadêmicos de Medicina em uma atividade de verificação da cobertura vacinal de adolescentes em uma escola em pública. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em escola pública em um município de Minas Gerais, com adolescentes do ensino médio de 13 a 18 anos. A ação foi uma demanda da prefeitura e foi realizado juntamente com Programa de Saúde na Escola e sua execução constou-se de duas etapas. Na primeira, fez-se levantamento bibliográfico sobre as vacinas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização e solicitação do cartão vacinal dos alunos. Posteriormente, os discentes juntamente com a técnica de enfermagem do Programa de Saúde da Escola, realizaram o levantamento imunológico, anotando o perfil dos alunos e seu estado vacinal em uma planilha do Excel. Resultados: Foram analisados 76 cartões, destes menos de um quarto encontravam-se completos. As vacinas contra gripe, covid-19, antitetânica, Vírus do Papiloma Humano e Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente foram as mais faltosas, tendo a de gripe a mais prevalente. Foi enviado um comunicado aos pais ou responsáveis que descrevia as vacinas faltantes e sugeria o comparecimento do adolescente a sua Unidade Básica de referência para atualização do cartão. Conclusão: A intervenção tem grande relevância uma vez que esses índices demonstram que há um descuido quanto à importância da vacinação, somado a uma falta de conhecimento, por parte da população, em relação à quantidade de doses necessárias e à periodicidade para uma imunização efetiva. Portanto, verifica-se a necessidade da continuidade de projetos que promovam a vacinação, especialmente em jovens. A atividade proporcionou ao acadêmico experiencia que irá auxiliá-lo no seu desenvolvimento profissional enquanto promotor e educador em saúde.