Apresentação:A temática da educação na área da saúde está estreitamente ligada a segurança do paciente. A utilização do ensino simulado na saúde desponta como técnica inovadora pautada nos ideais das melhores práticas fornecidas pelas diretrizes nacionais e internacionais para a simulação no ensino. Seguindo esses princípios, surgiu a necessidade da criação de instrumentos normativos e pedagógico para auxiliar os profissionais, como regulamento interno e material didático instrutivo contendo normas gerais para melhor planejamento das atividades simuladas. Objetivo: Relatar a experiencia de construção de um regulamento interno e guia de orientações didático-instrucional referente ao planejamento pedagógico, organização e realização das atividades simuladas. Desenvolvimento: o cenário para essa construção foram as dependências de um Hospital Ensino do Extremo Sul Catarinense. Inicialmente com escutas e rodas de conversas com a equipe de trabalho para troca de experiências com ênfase na segurança do paciente a partir das vivências pessoais ou experiências de outros. A temática foi discutida por meio de questionamentos dirigidos com a utilização de vinhetas e referenciais teóricos como apoio para motivar a participação da equipe. Foram realizados três momentos para observação de atividades de ensino em saúde com médicos residentes, onde foram aplicadas as técnicas da simulação realística para suporte básico de vida e suporte avançado de trauma. Resultados: como resultado complementar estruturou-se a criação de dois (02) produtos sendo o regulamento interno que normatiza a organização, as funções e as atividades educativas do Centro de Simulação. O segundo produto consistiu na criação do guia didático-instrucional que contempla informações conceituais discorrendo sobre as origens da simulação com destaque para alguns movimentos. Apresenta de forma sucinta as características da simulação, conceitos, princípios, propósitos, tendências, tipologias, aspectos das metodologias ativas e as principais etapas para planejamento de cenários simulados. Considerações finais: A criação dos instrumentos pode auxiliar no planejamento, gerenciamento e execução de projetos educativos com aulas simuladas para diferentes públicos contribuindo na formação dos profissionais da saúde e segurança na prática assistencial. Qualificar o ensino em saúde oportuniza melhoria no processo de trabalho e fortalecimento da integralidade do cuidado em saúde.