Apresentação: A Política Nacional de Humanização (PNH), implementada no Brasil desde 2003 no Sistema Único de Saúde (SUS), representa um desafio contínuo para todas as instituições e profissionais de saúde em todos os níveis de atendimento, uma vez que o cuidado humanizado tem se tornado uma necessidade cada vez mais importante e frequente nas diretrizes de saúde em nível global. No contexto brasileiro, as Unidades Básicas de Saúde desempenham um papel fundamental na promoção do cuidado primário, pois são a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde. No entanto, diversos desafios ainda persistem para garantir a integralidade e o atendimento humanizado ao paciente. Ao compreender os obstáculos, é necessário apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e medidas que fortaleçam a humanização do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. Objetivo: Implementar um programa de acolhimento humanizado, no município de Bragança/PA, visando oferecer atendimento integral e personalizado a todos os usuários, por meio da colaboração da equipe multiprofissional e da aplicação do método Problem Based Learning. Desenvolvimento do trabalho: A proposta será baseada na Educação Permanente de toda equipe atuante das Unidades Básicas de Saúde. Será realizado o Método Problem Based Learning que seguirá as seguintes etapas: 1° Seleção do problema autêntico e relevante; 2° Formação de grupos de colaboração e troca de ideias; 3° Introdução ao problema com as informações sobre o contexto da situação a ser resolvida; 4° Identificação e compartilhamento de conhecimento prévio em grupo; 5° Pesquisa e exploração sobre a problemática em plataformas científicas; 6° Discussão em grupo para possíveis soluções; 7° Sessões de Feedback durante o processo de busca de resoluções do problema; 8° Desenvolvimento de soluções com período de síntese para respostas baseado na ciência; 9° Apresentação de solução com explicação do raciocínio abordado na decisão e 10° Avaliação de aprendizagem por meio de um breve resumo escrito. O método será dividido em duas etapas, sendo a primeira fase da 1° a 5° etapa e a segunda fase da 6° a 10° etapa e essa capacitação será realizada por todo o calendário anual dos serviços das Unidades Básicas de Saúde. Resultados: Espera-se que com a implementação desse método a equipe possa categorizar os problemas em relação a humanização e suas nuances, além de alcançar em conjunto soluções viáveis, uma vez que, instigados a refletir sobre um problema local é mais propenso a surgir soluções adequadas à realidade. Acredita-se que esta proposta também resultará em uma maior sensibilização da equipe de saúde quanto à importância do acolhimento para garantir o acesso dos usuários, especialmente levando em consideração suas vulnerabilidades. Considerações finais: Este projeto propõe ações voltadas à capacitação da equipe por meio de educação permanente, através do método Problem Based Learning, buscando-se facilitar o desenvolvimento crítico e habilidades de solução de problemas, promovendo a conscientização da humanização no dia a dia do trabalho em saúde, a fim de capacitar quanto a forma de melhor acolher os usuários Sistema Único de Saúde.