Apresentação:
O presente projeto dá prosseguimento às atividades de uma parceria estabelecida entre Organização Pan-Americana de Saúde e Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SESDF), objetivando prestar a capacitação técnica para o desenvolvimento de ações que visem o fortalecimento do acesso e cuidado a populações em situação de vulnerabilidade social, do DF. O objetivo do projeto é desenvolver um conjunto de ações de Educação Permanente em Saúde e uma Agenda de Pesquisa, junto aos profissionais da APS DF, com foco na melhoria do acesso e cuidado das populações em situação de vulnerabilidade.
Desenvolvimento do Trabalho:
Metodologia para Oferta de Curso dos Profissionais de Saúde
Oferta do Curso Modalidade semipresencial: Educação Permanente e Pesquisa em prol da melhoria do acesso à populações em situação de vulnerabilidade no DF.
Público-alvo: profissionais da APS do DF (duplas ou trios de participantes por UBS).
Oferta de vagas: 300 vagas distribuídas em 03 ofertas/turmas. Cada oferta/turma com 100 vagas distribuídas entre 5 tutores.
Duração prevista de cada oferta: 08 semanas, sendo cada oferta composta por 04 encontros presenciais (08 horas/encontro), total de 32 horas. Realização de 01 encontro assíncrono (à distância), (sendo 04 horas cada encontro) e a realização de Atividades de dispersão (24 horas). Totalizando: 60 horas para cada oferta.
Metodologia Desenvolvimento de Pesquisa
Serão 03 pesquisadores responsáveis por fazer estudos exploratórios sobre a situação de saúde das populações vulneráveis no DF durante o período de 06 meses, devendo resultar em 03 produtos:
1) Avaliação das necessidades em saúde de populações vulneráveis a partir de dados primários e secundários;
2) Análise do perfil epidemiológico de populações vulneráveis no DF a partir de dados secundários;
3) Análise do processo pedagógico e do material produzido no curso sobre acesso e cuidado na atenção à saúde de populações em situação vulnerável, com perfil do egresso.
Resultados esperados
Formação e qualificação de 300 (trezentos) profissionais da Atenção Primária à Saúde, totalizando 60 (sessenta) horas de atividades;
Diagnóstico das necessidades em saúde da população em situação vulnerável do DF;
Apresentação ampla sobre análise do perfil epidemiológico da situação da saúde de populações em situação vulnerável no DF;
Aprimoramento de métodos para a Educação Permanente em Saúde, com foco em profissionais da atenção primária na atuação com populações em situação vulnerável;
Aprimoramento técnico e humanizado do atendimento realizado por equipes de saúde da atenção primária à saúde do DF à populações em situação vulnerável que acessam seus serviços.
Considerações finais:
Tendo em vista a centralidade de garantir acesso e acompanhamento das populações mais vulnerabilizadas, o projeto se propõe a qualificar, de modo orgânico e territorializado, as equipes de APS, para este trabalho. No final de 2023, aconteceu a 1ª fase do projeto com um ciclo de formação com servidores da APS, da SESDF, com duração de 12 semanas, com o objetivo constituir multiplicadores de boas práticas na atenção primária à população em situação de vulnerabilidade social. Neste momento, estão sendo realizadas as oficinas de construção do Projeto Político Pedagógico do curso, que terá início no final de 2024.