Valorização da medicina tradicional indígena Kaiowá e seu impacto na sociedade e meio ambiente

  • Author
  • Jemerson Franco da Silva
  • Co-authors
  • Francielia dos Santos Vicente
  • Abstract
  •  

     Este trabalho, vinculado ao Programa de Educação Tutorial Indígena da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica a respeito da importância e da valorização da medicina tradicional indígena do povo Kaiowá, seu impacto na sociedade bem como no meio ambiente, também tem por objetivo mostrar a comunidade acadêmica e sociedade o grande uso de ervas tradicionais no manejo do tratamento de doenças e o processo de cura na medicina tradicional indígena Kaiowá. O projeto proposto está pautado em transpor à comunidade acadêmica e à sociedade sobre a importância da valorização da medicina tradicional indígena do povo Kaiowá do estado de Mato Grosso do  Sul, principalmente dos Nhanderús e Nhandesys do Conesul-matogrossense, seu impacto na sociedade, meio ambiente e o uso de plantas medicinais indígenas do povo Kaiowá no processo de cura espiritual, física e psicológica dos povos indígenas da comunidade e também dos não indígenas, também de como isso tem impacto na preservação do meio ambiente. A metodologia será buscar bibliografias existentes na literatura médica, saberes indígenas, publicações e artigos referentes sobre o assunto proposto, bem como relatos de indígenas considerados conhecedores da medicina tradicional Kaiowá e rezadores e rezadeiras espirituais da própria comunidade indígena local. O resultado será mostrar à sociedade a importância da medicina tradicional indígena do povo Kaiowá, seu grande impacto para a sociedade e ao meio ambiente, também o uso de ervas tradicionais Kaiowá como meio de cura e tratamento para muitas enfermidades que acomete as pessoas da própria comunidade indígena.

  • Keywords
  • Medicina tradicional indígena, meio ambiente, doenças, saberes, sociedade, cura.
  • Subject Area
  • EIXO 6 – Direito à Saúde e Relações Étnico-Raciais, de Classe, Gênero e Sexualidade
Back