O presente trabalho pretende apresentar o projeto de pesquisa inserido no mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ. A pesquisa aborda os conhecimentos pedagógicos dos profissionais atuantes na vigilância sanitária, com foco em sua inserção no campo da educação sanitária, concretizada nas capacitações ofertadas à população e aos profissionais envolvidos em atividades do setor regulado. O estudo tem como objetivo geral: investigar os conhecimentos pedagógicos mobilizados pelos profissionais na atuação docente em capacitações e como objetivos específicos: apreender os principais desafios enfrentados pelos profissionais para melhor atendimento ao público-alvo; identificar as estratégias pedagógicas mobilizadas pelos profissionais em sua atuação docente, considerando o público-alvo da formação; compreender como os conhecimentos pedagógicos que integram o conhecimento base para o ensino são percebidos pelos profissionais no processo docente. A pesquisa se fundamenta na necessidade de promover a articulação entre saúde e educação, refletindo sobre a atuação docente dos profissionais de saúde. O referencial teórico está baseado nas formulações sobre conhecimento docente, em especial os sete campos de conhecimentos docentes descritos por Shulman: conhecimento do conteúdo; conhecimento pedagógico geral; conhecimento do currículo; conhecimento pedagógico do conteúdo; conhecimento dos alunos; conhecimento dos contextos educacionais e conhecimento dos fins, valores e propósitos educacionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo-exploratório, desenvolvida a partir de realização de entrevista semiestruturada com roteiro pré-estabelecido com os profissionais que atuam como docentes e os responsáveis pelo planejamento e gestão das ações de formação, além de revisão de literatura para contextualização do estudo. As entrevistas serão gravadas e a transcrição dos textos produzidos pelas falas dos participantes permitirá a interpretação por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, com a interpretação e compreensão dos significados subjacentes aos textos produzidos nas entrevistas, considerando as categorias descritas por Shulman a priori, inclusão de novas categorias ou subcategorias e modificações ou exclusões de categorias, se forem pertinentes à análise. Pretende-se elaborar um quadro interpretativo que permita o alcance dos objetivos descritos no projeto de pesquisa. A pesquisa visa alcançar os objetivos propostos e contribuir para a compreensão dos conhecimentos pedagógicos dos profissionais de saúde na vigilância sanitária.