Apresentação: conforme as diretrizes curriculares nacionais do Ministério da Educação para o Curso de Graduação em Enfermagem, propõe-se a formação de enfermeiros generalistas. Como alternativa que proporciona um perfil diferenciado e enriquecimento da experiência acadêmica, são oferecidos estágios extracurriculares na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) por meio do Programa Extensionista de Formação Complementar em Enfermagem (PROEFCEN). A pandemia de Covid-19 exigiu adaptações na educação, resultando em investimentos em estratégias para minimizar os impactos na formação. A transição para o ensino remoto gerou preocupações quanto à qualidade do ensino-aprendizagem, sobretudo nas disciplinas teórico-práticas, fundamentais para a enfermagem, que demanda habilidades técnicas e científicas. Com a retomada das atividades presenciais, a liberação de estágios extracurriculares e a realização das aulas práticas do quinto período, despertou-se o interesse em realizar atividades extracurriculares na área hospitalar, com vistas ao aprimoramento de conhecimentos, de práticas e técnicas relacionadas à atuação de enfermagem, objetivando crescimento pessoal e profissional. Assim, a Unidade de Clínica Cirúrgica (UCIR) foi a escolhida devido ter sido um dos campos de aulas teórico-práticas na disciplina “Enfermagem no Cuidado ao Adulto”, por um curto período, o que instigou a vontade de aprender mais sobre o fazer do enfermeiro em um dos ambientes do perioperatório, especialmente, sobre os cuidados pré e pós-operatórios. Desenvolvimento do trabalho: tem-se por objetivo relatar a experiência de um estágio extracurricular realizado na Unidade de Clínica Cirúrgica de um hospital público no interior do Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, baseado na vivência prática de estágio extracurricular de uma acadêmica do sexto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem. A vivência ocorreu de novembro de 2022 até janeiro de 2023, totalizando 120 horas, sob supervisão de uma enfermeira da equipe da unidade e orientação de uma docente. O estágio foi realizado após a elaboração de um plano de atividades e a aprovação da documentação pela Coordenação do Curso. Resultados: A UCIR possui 52 leitos que atendem pacientes nos períodos pré e pós-operatório, abrangendo diferentes especialidades médicas, requerendo da equipe de enfermagem, conhecimentos específicos e direcionados aos variados casos que se apresentam. Dessa forma, demanda estudos e proporciona experiências diversas aos profissionais que ali atuam. A rotatividade dos pacientes, a quantidade e a variedade de cirurgias realizadas e de procedimentos também são pontos que chamam a atenção dos acadêmicos. Sob a supervisão de uma enfermeira do serviço, a acadêmica pode acompanhar e realizar diversos procedimentos atribuídos à enfermagem. Conforme a lei que dispões sobre o exercício da enfermagem, dividem-se entre os privativos do enfermeiro, que englobam os cuidados de maior complexidade técnica e que exigem conhecimentos específicos, assim como capacidade de tomar decisões imediatas, e outros procedimentos de nível técnico, de responsabilidade dos técnicos e auxiliares em enfermagem. Entre os procedimentos realizados destaca-se: controle de sinais vitais e monitorização cardíaca, punções venosas, sondagens (nasogástricas, entéricas e vesicais), curativos, instalação de nutrição parenteral total, aprazamento e administração de medicamentos, troca de selo d'água de dreno de tórax, registros, evoluções, prescrição de cuidados, dentre outros. A imersão no cotidiano da unidade trouxe um misto de emoções e realização pessoal desde o princípio, em que, além de conhecimento teórico para realizar uma entrevista e exame físico apurados e executar o raciocínio clínico, exercitou o domínio prático e a destreza manual. Ao final do período de estágio, a acadêmica realizou procedimentos sem assistência direta, somente sob supervisão, podendo executá-los com autonomia e proatividade. As experiências possibilitaram autoconhecimento, empoderamento, além de potencializar o conhecimento já adquirido e de fortalecer habilidades e competências da acadêmica. Na atualidade, cada vez mais se torna necessário o desenvolvimento de práticas educativas para serem alcançadas competência e excelência. A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma prática essencial que propicia a evolução e o progresso dos profissionais da área da saúde. Na unidade em questão, a acadêmica pode participar de uma iniciativa que contempla esta ideia. Por meio de um jogo, o “bingo cirúrgico”, os conhecimentos acerca do Manual de Cuidados Perioperatórios foram reforçados. Dentre os conteúdos abordados estavam os cuidados com sondas, acessos e drenos; sinais e sintomas de complicações pós-operatórias e as diferentes cirurgias realizadas. Outro ponto sobre o vivido nessa unidade é o trabalho interprofissional, que se evidenciou na discussão de casos entre a enfermagem e os profissionais da assistência social, medicina, fonoaudiologia e psicologia. Por estar à beira do leito 24 horas por dia, a enfermagem é a primeira a identificar alterações nos pacientes, o que exige do profissional conhecimento, raciocínio e ação ágeis para instituir os primeiros cuidados em resposta ao problema, até que os demais membros da equipe cheguem. A colaboração exercida entre os profissionais que trabalham na unidade apresentou-se de maneira destacável. Em muitos momentos estes acompanharam e instruíram a acadêmica sobre o manuseio de equipamentos, a realização de procedimentos, a criação de vínculo com os acompanhantes e a abordagem aos enfermos. Essa interação e as orientações recebidas reforçam a ideia de que a atuação deve ser voltada às demandas das pessoas e não dos seus diagnósticos. Considerações finais: a partir da realização do estágio extracurricular, pode-se refletir e vivenciar na prática a atuação da enfermagem na perspectiva dos cuidados no período pré e pós-operatório de maneira sistematizada e humana. Também, marca a inserção da acadêmica no contexto das práticas hospitalares na retomada presencial após o início da pandemia. Esta oportunidade, auxiliou na formação do pensamento crítico e reflexivo, além do aprimoramento de habilidades técnicas, relacionadas à destreza manual, bem como habilidades de comunicação e manejo de relações interpessoais, no estabelecimento de vínculo com os profissionais e colaboradores que atuam no serviço. Ademais, serviu para revisitar conhecimentos vistos em sala de aula e ampliar o olhar para a busca por novos conhecimentos nas situações vivenciadas nos plantões. Assim, conclui-se como positiva e essencial a realização do estágio extracurricular para complementaridade da formação e desenvolvimento pessoal. Espera-se que mais programas como o PROEFCEN sejam instituídos em outras universidades e se espera a participação de mais acadêmicos que se desafiem a iniciar esse tipo de experiência, visto que agrega amadurecimento, autoconhecimento e desenvolvimento profissional aos envolvidos, especialmente para os em formação.