Promovendo o Desenvolvimento Infantil: Projeto Multidisciplinar para Crianças com TEA no Espírito Santo

  • Author
  • Scheila da Silva Lima
  • Co-authors
  • Gabriele Teixeira Braz de Souza , Juliana Dalcolmo
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurológica complexa que afeta o desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamento. Sua incidência tem aumentado significativamente nas últimas décadas, tornando-se um desafio de saúde pública global. A assistência multiprofissional é crucial para atender às necessidades complexas das crianças com TEA, pois envolve uma combinação de terapias e intervenções especializadas, como psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e terapia ocupacional. Essa abordagem integrada visa promover o desenvolvimento global da criança e melhorar sua qualidade de vida. No entanto, a dificuldade de acesso a serviços especializados para crianças com TEA é uma realidade enfrentada por muitas famílias, especialmente aquelas que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). A escassez de recursos tornam o acesso a tratamentos multidisciplinares um desafio significativo, deixando muitas crianças sem o suporte necessário para seu desenvolvimento. Diante desse cenário, o projeto piloto abordado neste resumo surge como uma resposta à demanda não atendida por assistência multiprofissional para crianças com TEA no Espírito Santo. Em parceria com a Secretaria de Saúde do estado e o Hospital Santa Casa, esta iniciativa pioneira visa preencher essa lacuna no sistema de saúde, oferecendo um tratamento completo e integrado para crianças com TEA e suas famílias. Desenvolvimento do trabalho: O projeto é baseado na alta demanda por atendimento para crianças com TEA que dependem do SUS, preenchendo essa lacuna no sistema de saúde. As crianças são avaliadas por uma psicóloga para determinar a necessidade de intervenções de outros profissionais da equipe multidisciplinar, como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais. Após a avaliação inicial, um plano de tratamento individualizado é desenvolvido para cada criança, considerando suas necessidades específicas e objetivos de intervenção. O projeto é composto por 11 profissionais e 12 crianças estão sendo atendidas. O encaminhamento é feito exclusivamente pela Secretaria de Saúde do Espírito Santo (SESA). Esse atendimento abrange todo o estado, sendo crianças da grande Vitória e algumas do interior do estado. Resultados:O período de atendimento dura 50 minutos, observa-se uma melhora significativa no comportamento das crianças participantes. Elas têm demonstrado maior controle e capacidade de seguir as terapias propostas. Embora haja dias com agitação mais evidente, as terapias têm sido eficazes no tratamento do TEA. Além disso, os pais receberam orientações sobre o uso adequado da medicação para melhorar a concentração das crianças durante as atividades propostas e em sua vida cotidiana. Considerações finais: Os resultados iniciais indicam que as crianças autistas que participaram do projeto não haviam recebido tratamento multidisciplinar anteriormente. Com a oferta desses serviços, os responsáveis pelas crianças estão presentes nos atendimentos e demonstram confiança na melhora progressiva de seus filhos. Este projeto tem potencial para servir como modelo para iniciativas semelhantes em outras regiões, demonstrando a importância e eficácia de um tratamento multidisciplinar para crianças com TEA. A parceria entre instituições de saúde e órgãos governamentais é fundamental para garantir o acesso a serviços de qualidade para essa parcela da população, cumprindo assim o direito das crianças autistas a esse tipo de tratamento, conforme garantido por lei.

  • Keywords
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA), Avaliação ABA, Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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