A higiene é importante para prevenir doenças e para a promoção do conceito amplo de saúde. Nesse sentido, o ambiente escolar é um local propício para mudança desse cenário e possível campo de intervenções. Com isso, foi realizada uma roda de conversa com adolescentes do nono ano em uma escola pública de Nova Lima- MG sobre higiene. O objetivo acerca do trabalho foi realizar um trabalho ativo com esses estudantes para aprimorar esse quesito no cotidiano deles, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em Nova Lima-MG com adolescentes do nono ano. A ação foi uma demanda do Programa de Saúde na Escola e a execução constou-se de três etapas. Na primeira, fez-se um levantamento dos problemas mais recorrentes em conjunto com a diretora da escola. Na segunda etapa, foi feita uma revisão bibliográfica sobre a abordagem mais adequada para este público e o conteúdo a ser trabalhado com base em manuais do Ministério da Saúde e da Cartilha do Adolescente. Na terceira etapa, foi confeccionado um panfleto com informações objetivas. Por fim, foi efetuada a roda de conversa sobre o cuidado com as axilas, cabelo, unhas, mãos, pés, dentes e genitálias para compreender o que já sabiam, trazer novos conhecimentos com metodologia ativa e entregar o panfleto. Notou-se participação ativa dos adolescentes e uma lacuna de aprendizagem sobre a anatomia básica da região genital, o que interfere na higienização adequada. Ademais, as maiores dúvidas se relacionaram à higiene das axilas e dos pés. Foi observado também uma grande vergonha entre os adolescentes sobre todas as questões envolvendo as genitálias, tanto a questão da anatomia quanto sobre a higienização dessas áreas. A roda de conversa proporcionou a construção de conhecimentos para os acadêmicos. É fundamental trabalhar temas relacionados à higiene na adolescência para a incorporação de hábitos de autocuidado nessa fase de transição entre a infância e a maioridade, de forma que abordagens teóricas e práticas frequentes sejam necessárias para a efetivação do aprendizado. A higienização é parte da prevenção primária e, por isso, evita múltiplas patologias e a sobrecarga do sistema de saúde.