Práticas educativas sobre segurança na internet com escolares: Uma abordagem inovadora

  • Author
  • Pamella Lamela Fonseca
  • Co-authors
  • Viviane Manso Castello Branco , Laura Cucco Felipe , Daniel Gonçalves Bassalo , Bruna Cirne Nunes Machado , Ana Carolina Camilo Coutinho , Bruna Wenkert , Julio Cesar da Mota vilas boas Vieira , Beatriz Ferreira Pires
  • Abstract
  • Trata-se do relato de uma experiência desenvolvida pelos alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina Souza Marques. A escolha da pauta “Perigo na internet“ veio ao encontro da necessidade de abordar de forma criativa os riscos encontrados na navegação do espaço virtual, assim como o uso excessivo e acesso a conteúdos inadequados, tanto em escolas públicas quanto privadas. Nosso objetivo foi informar de maneira simples e compreensível que a internet é muito mais complexa do que eles imaginavam, evidenciando a importância de se prevenir frente aos perigos presentes em qualquer tipo de interação virtual, principalmente, com desconhecidos. Além disso, todo o projeto foi pensado ressaltando a relevância de habilidades sócio emocionais como a criatividade, o trabalho cooperativo e a comunicação como pilares primordiais na formação do médico. Tendo em vista que a formação da carreira médica atual demanda o desenvolvimento de habilidades além das técnicas tradicionais, como o trabalho em grupo e a criatividade. A atividade foi pensada para adolescentes de 11 a 13 anos e tinha como ideia principal elaborar algo criativo e que atraísse a atenção dos jovens. Assim sendo, 4 membros da equipe dos alunos de medicina colocaram caixas de papelão na cabeça ocultando sua identidade sob a turma. As vestimentas não eram capazes de distinguir o sexo/gênero desses alunos. Na parte anterior da caixa foram colocadas imagens fictícias que não remetiam  ao verdadeiro aluno ocultado. Outro membro do grupo ficou responsável por apontar características de cada identidade fictícia conforme os interesses da faixa etária em questão. Após a apresentação desses personagens, foi perguntado aos adolescentes se eles teriam relações interpessoais com alguma das identidades apresentadas. Após vários jovens se interessarem, as caixas foram removidas e as verdadeiras pessoas foram expostas. A quebra de expectativa foi fortemente notada ao perceberem que se tratavam de identidades falsas. O sucesso da atividade dependia do trabalho em equipe, mostrando que a cooperação é essencial tanto para a realização do projeto quanto para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos. Ensinar sobre os perigos digitais de forma interativa e colaborativa prepara os médicos para abordar problemas de saúde contemporâneos com criatividade e eficácia, promovendo a saúde física e mental dos jovens e da comunidade, fazendo essa correlação entre educação e práticas médicas. A abordagem aliada ao trabalho em equipe, resultou em uma experiência educativa enriquecedora para todos. A metodologia estimulou a participação ativa dos alunos e promoveu reflexões profundas sobre saúde física e mental, quando se trata da imersão, cada vez mais precoce, no mundo virtual. Ademais, a colaboração entre os membros do grupo reforça a importância do trabalho em equipe no alcance de metas em comum que envolvam a medicina e a educação. Essa experiência ressalta a importância de habilidades de comunicação e criatividade na carreira profissional médica, preparando profissionais para enfrentar desafios futuros com resiliência e adaptabilidade.

  • Keywords
  • Riscos virtuais, Capacidades socio-emocionais, Educação e práticas médicas, Criatividade, Trabalho cooperativo, Adaptabilidade, Medicina contêmporânea, Habilidades de comunicação
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back