Apresentação: Durante a formação do profissional de saúde para atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), a prática de situações concretas, a participação em equipes multi e interprofissionais, a imersão em comunidades e a familiarização com o território são fundamentais para a aquisição e o aprimoramento de competências e habilidades. Nesse sentido, a disciplina Saúde e Cidadania (SaCi), ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), amplifica a formação dos graduandos da área de saúde, colocando-os no primeiro semestre do curso como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem ambientado na Atenção Primária à Saúde (APS). A disciplina utiliza como estratégia o Arco de Maguerez, uma metodologia ativa de ensino. O arco é constituído das etapas de observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação da realidade. Assim, os alunos realizam visitas ao território e identificam problemas de saúde da comunidade, buscam embasamento teórico para compreender o problema e suscitar um debate sobre as possíveis soluções e, ao final, realizam atividades coletivas de promoção à saúde em salas de espera, organizações sociais e escolas. Destaca-se o ambiente escolar como cenário favorável às ações da disciplina, contribuindo para a disseminação de conhecimentos e práticas alinhadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), uma estratégia intersetorial que visa promover e fortalecer ações que integram as áreas da saúde e educação buscando alcançar o desenvolvimento completo dos estudantes da rede pública. Diante do exposto, visa-se descrever intervenções de educação em saúde implementadas no âmbito de atividades acadêmicas de ensino, direcionadas a escolas públicas situadas em uma região de elevada vulnerabilidade socioeconômica. Relato da experiência: Trata-se de uma experiência de dois Grupos Tutoriais (GTs) da disciplina SaCi em parceria com o Projeto de extensão “Educação, saúde e nutrição na escola: fortalecendo laços intersetoriais no PSE”. A experiência engloba ações de promoção à saúde realizadas em dezembro de 2023 por 32 discentes universitários, 2 tutores, 2 preceptores, 2 docentes assistidos, além de profissionais de duas unidades de saúde e duas escolas públicas (uma municipal e outra estadual), que atuam em um bairro da capital do Rio Grande do Norte. Diante disso, este relato será apresentado em duas partes: 1) contextualização da disciplina SaCi e 2) A descrição das ações de educação em saúde por tema. SaCi é uma disciplina organizada em GTs com discentes de diversos cursos da saúde visando representar uma equipe de trabalho multiprofissional. Cada GT discute temáticas que introduzem de forma teórica a realidade do sistema de saúde, como: direitos e cidadania; territorialização; determinantes sociais da saúde; promoção e educação em saúde; trabalho em equipe e interprofissionalidade. Em paralelo, são realizadas vivências em unidades de saúde e visitas ao território adscrito visando identificar potencialidades e fragilidades que interferem no processo saúde-doença, as quais fundamentam a intervenção em saúde realizada no final da disciplina por cada GT. Em relação ao planejamento das intervenções, foram seguidas etapas comuns aos dois GTs: 1) Decisão do tema a ser abordado. Essa deliberação é guiada por vários atores (profissionais da saúde, docentes e discentes), baseando-se em visitas ao território e utilizando uma metodologia que estimula o pensamento crítico, “a árvore de problemas e soluções”, que consiste em ilustrar uma árvore contendo: o tronco com a descrição do problema central, a raiz com as causas ou as origens do problema, e a copa da árvore e seus frutos elencando consequências, ou seja, outros problemas que podem ser gerados ao postergar o problema principal; Em paralelo, desenha-se uma árvore de soluções, com proposições de ações que possam mitigar o problema selecionado. 2) Posteriormente, utilizou-se a ferramenta de gestão “5W2H”, que é um conjunto de perguntas norteadoras usadas para definir um plano de ação; neste caso, a intervenção para minimizar o problema selecionado; 3) O gerenciamento das tarefas da intervenção foi operacionalizado por ferramenta visual de gestão de projetos disponível gratuitamente on-line, Trello®. No que tange a segunda parte deste relato, tem-se as ações realizadas em cada escola, considerando os três problemas selecionados no território: 1. altos índices de pacientes com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente hipertensão arterial (HAS); 2. Baixa cobertura vacinal e recorrentes casos de hesitação vacinal; 3. Necessidade de realizar ação do PSE sobre Saúde Bucal. Assim, realizou-se na escola municipal uma atividade lúdica sobre HAS com 35 alunos do 9° ano. Para tanto, realizou-se um quiz de verdadeiro ou falso, com questões sobre prevenção e identificação da doença crônica. Ao fim da “disputa” entre os grupos, foram distribuídos lanches saudáveis para reforçar os conhecimentos adquiridos durante a ação. Na escola estadual, a intervenção abordou os outros dois temas e atingiu 265 alunos, do 1º ao 4º ano do ensino fundamental. Uma parte do GT ficou responsável pela ação de “Vacinação”, ocorrida nos dois turnos de funcionamento da escola. O primeiro passo foi realizar uma ampla divulgação a partir de mensagem impressa na agenda escolar e lembretes via grupos de WhatsApp com os pais e responsáveis. No dia da intervenção realizou-se uma atividade de educação em saúde nas salas de aula com a captação das cadernetas de vacina e autorização para vacinação. A conferência das cadernetas e a aplicação das doses atrasadas foram realizadas pela equipe de enfermagem da unidade de saúde. Simultaneamente, a outra parte do GT desenvolveu na mesma escola, ações de “Saúde Bucal” com o acompanhamento da dentista da unidade de saúde. Abordou-se a técnica correta de higiene bucal com demonstração de modelos em sala de aula. Também foi realizada a prática de escovação supervisionada com entrega de kits. Ao final, foram distribuídos brindes, contendo giz de cera e blocos com desenhos sobre higiene bucal e vacinação para colorir. Resultados: As intervenções realizadas em SaCi, em parceria com o projeto de extensão, atingiram o total de 300 crianças com idade entre sete e 14 anos, demonstraram resultados positivos e impactantes. Durante o quiz sobre hipertensão, observou-se uma alta adesão, pois todos os alunos interagiram ativamente. Os feedbacks dos escolares foram igualmente positivos, indicando que a atividade foi eficaz na transmissão de conhecimentos sobre prevenção e identificação da HAS. Destaca-se que antes do quiz, muitos alunos relataram não ter conhecimento sobre a doença. Além disso, as ações de vacinação e saúde bucal também obtiveram sucesso. A equipe conseguiu aumentar a cobertura vacinal devido a elevada adesão dos pais e responsáveis, superando a quantidade de vacinas aplicadas em todas as ações realizadas previamente. Assim, observa-se que a integração entre os diferentes atores envolvidos fortaleceu as ações do PSE, evidenciando a importância da parceria entre escola, profissionais de saúde e comunidade. Considerações finais: As intervenções realizadas no componente curricular SaCi cumprem o objetivo de promover saúde e educação aos estudantes da rede pública, utilizando-se de ferramentas e material teórico, alcançando resultados satisfatórios nos temas trabalhados. Por fim, é necessário destacar a importância da construção da relação integrada entre ensino-serviço-comunidade no processo inicial de formação dos novos profissionais da saúde que estão por vir, propiciando e facilitando o processo de ensino-aprendizagem, o trabalho coletivo, interprofissional e transdisciplinar, bem como trazendo reflexões sobre o processo de trabalho em saúde.