Os recursos de comunicação como cartilhas, folhetos e cartazes são materiais educativos que podem proporcionar melhores resultados de educação em saúde, pois possuem o potencial de dinamizar a comunicação, facilitando a compreensão do conteúdo de forma leve e dinâmica. Objetiva-se Relatar a experiência de elaboração de uma cartilha educativa sobre primeiros socorros pelos acadêmicos de enfermagem. No primeiro período do curso Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), há na grade curricular a disciplina de Primeiros Socorros, cujo objetivo é desenvolver o conhecimento sobre técnicas de socorro básico empregados em emergências domésticas e em via pública, compreendendo o mecanismo do emprego das técnicas básicas, manejo e prevenção de acidentes. Durante a disciplina de Primeiros Socorros da turma noturna, no primeiro semestre de 2024, foi proposto pela Docente confecção de cartilhas educativas sobre diversos temas: intoxicação e envenenamento; ideação suicida e automutilação; afogamento/asfixia; choque elétrico/raio; convulsão e engasgo. O público-alvo delimitado foi a comunidade escolar da UNIVERSO do campus de São Gonçalo, que envolvia os discentes de outros cursos, os profissionais administrativos, de serviços gerais e docentes. Esperava-se que com a construção das cartilhas educativas possibilitasse aos discentes aproximações com o instrumento e compreensão de sua finalidade educativa. Além de permitir que o público leigo ampliasse seus conhecimento nos casos citados. A turma foi dividida em 6 grupos, de acordo com afinidades pessoais e escolha dos discentes e posteriormente foram sorteados os temas previamente definidos. Foi disponibilizado a turma orientações para construção do trabalho, que explicava o que era o instrumento, qual era o objetivo do trabalho e normas visuais e referenciais solicitadas. O prazo para busca bibliográfica e criação do instrumento foi de 18 dias para revisão da professora. O grupo sorteado com a temática afogamento e asfixia elaborou uma cartilha educativa intitulada “Prevenção e Primeiros socorros em casos de afogamento e asfixia” a qual foi composta por duas páginas, coloridas e ilustradas, abordando os tópicos: objetivo do instrumento, conteúdo sobre prevenção de afogamentos, primeiros socorros em caso de afogamento, prevenção da asfixia, primeiros socorros em caso de asfixia, observações sobre a melhor forma de prevenção além dos números telefônicos emergenciais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros. O trabalho foi enviado ao e-mail da professora, sendo liberado no dia seguinte para impressão. Foi impresso 30 cartilhas educativas e no início do horário letivo da disciplina, a Docente acolheu os alunos na entrada do Campus Universitário, acompanhando a distribuição e elucidação da cartilha à comunidade acadêmica.. A construção de cartilhas educativas possui potência na capacidade de compartilhar informações com o público geral e são um instrumento didático prático de elaboração e manuseio, facilitando o diálogo dos acadêmicos com a comunidade escolar. Destaca-se que para criação da cartilha, os discentes necessitaram se debruçar sobre as literaturas atuais referentes a temática e organizá-la de modo a conseguir dialogar com o público-alvo , o que reforçou o conteúdo de plano de aula e permitiu um primeiro contato com a autoria de recursos instrucionais e didáticos.