Introdução: A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) e o Ministério da Saúde (MS), implantou a pós-graduação na modalidade de Residência no ano de 2005, criando o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PRMSF), organizado pelos princípios da Educação Permanente em Saúde, que pontua que a aprendizagem ocorre no trabalho, que o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e do serviço. Com o início da Pandemia COVID-19, o programa precisou adaptar suas funcionalidades para a modalidade híbrida, adicionando o uso de plataformas digitais para a continuidade do serviço.
Desenvolvimento do Trabalho: Com o advento da pandemia da COVID-19, foi necessário a inserção de aplicativos para a otimização dos serviços relacionados ao programa. Os encontros entre tutores, preceptores e residentes eram realizados na modalidade síncrona, por meio de vídeo chamada, e às atividades teóricas relacionadas ao aprendizado do residente passaram a ser inseridas no AVA Moodle, espaço virtual que permite que seja realizada atividades de sessões educacionais remotamente, como também desburocratiza de processos para a emissão de documentos oficiais, evitando duplicação de documentos e procedimentos da emissão de declarações, por exemplo.
Resultados: A implementação de aplicativos digitais que no período de pandemia contribuíram na continuidade dos serviços no Programa de Residência, proporcionando a otimização do tempo dos residentes, tutoria e preceptoria, realização de atividades de sessões educacionais remotas, e reduzindo a necessidade de deslocamentos e aproveitando o tempo disponível de maneira eficiente. A partir disso foi possível identificar as vantagens, os benefícios e os desafios no processo de ensino-aprendizagem na formação de residentes para a atuação em cenários mais complexos e diversificados. E com a memória da informação no uso de plataformas digitais, possibilitou o armazenamento na nuvem e acesso fácil aos dados relevantes dos residentes e de sua carreira acadêmica durante o período da residência, permitindo o acompanhamento mais completo e detalhado ao longo do tempo, com maior eficiência na gestão da informação do percurso do residente em sua trajetória de formação.
Conclusão: Após o período pandémico o PRMSF continuou utilizando os aplicativos digitais inseridos no programa, pois beneficiou os residentes com o acesso a uma maior variedade de metodologias ativas possibilitadas pelos recursos de plataforma digital Moodle, o que contribui para o desenvolvimento de suas habilidades de criatividade e reflexão crítica, possibilitando a eficiência na alocação de recursos e de suas utilidades que atendem às demandas dos atores envolvidos no Programa de Pós- Graduação tanto para a utilização da aprendizagem teóricas aplicadas nos cenários de prática, quanto para a gestão das informações acadêmicas. As tecnologias digitais da Informação e Comunicação no apoio à educação em saúde promove melhorias nos processos de trabalho e contribui para a formação de profissionais de saúde preparados para os desafios contemporâneos no sistema de saúde.