As ações de Educação Permanente em Saúde contribuem positivamente para a formação profissional e para a prática nos serviços, possibilitando a oferta de um cuidado cada vez mais qualificado. É uma ferramenta oportuna e robusta para modificação das práticas de saúde, pois oportuniza a reflexão sobre a própria prática profissional, a busca por novos conhecimentos, ocasiona espaços de trocas de saberes e viabiliza novos modos de atuar na assistência e na gestão. A Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária, composta por profissionais de distintas categorias, foi criada com o propósito de apoiar o cuidado na Atenção Primária à Saúde, contribuindo para o atendimento às demandas não solucionadas, alargando seu escopo de trabalho e ajudando na efetivação da rede de serviços para melhorar o acesso dos usuários, além de promover Educação Permanente em Saúde. Nesse sentido, buscou-se verificar os impactos que as ações de Educação Permanente em Saúde ocasionam na prática cotidiana sob a ótica dos profissionais da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, com dados oriundos de um questionário autoaplicado no período de novembro de 2019 a março de 2020 de forma presencial, e entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 de forma remota, aos profissionais da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária do município de Vitória, Espírito Santo. Incluíram-se profissionais que atuavam há pelo menos dois anos no serviço, e foram excluídos os que estavam de licença ou férias no período da pesquisa. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (pareceres nº 2.464.885/2018, nº 3.033.414/2018 e nº 4.228.002/2020) e financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (processo nº 83170561/2018). Dos 60 integrantes dessas equipes do município, 48 participaram da pesquisa, sendo eles pertencentes às seguintes categorias: Assistente Social 14 (29%), Farmacêutico 12 (25%), Psicólogo 8 (17%), Educador Físico 8 (17%) e Fonoaudiólogo 6 (12%). Com relação aos impactos das ações de Educação Permanente em Saúde, 45 (93,8%) profissionais afirmaram que as mesmas os capacitam para atuar na Atenção Primária à Saúde e 46 (95,8%) declararam que elas contribuem para a resolução das demandas do serviço. Dentre as formas para resolução dessas demandas, 40 (83,3%) profissionais afirmaram que as ações modificam os processos de trabalho com impacto na qualidade dos serviços prestados, 37 (77,1%) disseram que auxiliam na gestão dos serviços prestados à população de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde e 31 (64,6%) que ajudam a identificar as necessidades locais da população. As ações de Educação Permanente em Saúde apresentaram impactos positivos na prática cotidiana dos profissionais da Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária. Essas são práticas modificadoras do trabalho, por meio da reflexão e aprendizagem, ocasionando transformações, qualificando sua atuação em suas dimensões técnicas, sociais e políticas e culminando com o fortalecimento do cuidado, além de melhorarem a resolutividade dos serviços.