A pandemia de Coronavírus Disease 2019 (COVID-19) ocasionou profundas mudanças nas mais diversas instâncias da sociedade, e com a saúde não foi diferente. As medidas de isolamento diminuíram as buscas pelos serviços e consultas médicas de forma presencial, devido ao receio de transmissão e contaminação pela doença frente ao grande número de casos e mortes por ela ocasionadas. Nesse sentido, uma alternativa foi o Telessaúde, uma tecnologia que permite o atendimento de usuários por meio de canais de telecomunicação sem a necessidade da presença física do profissional de saúde e usuário no mesmo ambiente, discutindo e compartilhando informações, o que fez com que o mesmo ganhasse destaque e fosse utilizado amplamente pela população. Entretanto, sua utilização ainda não é amplamente difundida por toda a população e apresenta muitos desafios. Nesse sentido, buscou-se apresentar as barreiras relacionadas ao uso do Telessaúde em tempos de pandemia de COVID-19. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura sobre a temática. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scientific Electronic Library Online, Medline via Pubmed, Biblioteca Virtual em Saúde e Google Acadêmico, com os descritores “COVID-19”, “telessaúde”, “telemedicina” e “pessoal de saúde”, combinados por meio do operador booleano AND. As buscas foram realizadas entre os meses de novembro e dezembro de 2022, abrangendo publicações sobre a temática no período de 2020 a 2022, a fim de incluir trabalhos sobre a pandemia, que teve início em 2019. Foram incluídos artigos publicados em português, inglês e espanhol que abordassem a temática Telessaúde em tempos de pandemia e encontrados na íntegra, excluindo-se aqueles não localizados na íntegra, resumos de eventos, teses, dissertações e artigos que não contemplavam a temática. Foram encontradas 449 publicações, e após a leitura e aplicação dos critérios de inclusão a amostra foi reduzida a 12 artigos. Observou-se que, apesar da existência do Telessaúde, seu uso foi aumentado durante a pandemia, devido a praticidade e segurança por ele ocasionados, que permitia ao usuário realizar a consulta de sua casa. Além de resguardar a saúde do usuário, o mesmo também protege o profissional, promove maior abrangência em regiões de difícil acesso e economia de tempo. Entretanto, a utilização desta tecnologia ainda apresenta desafios, podendo-se mencionar o despreparo por parte de profissionais e usuários quanto ao seu uso, por ser uma tecnologia atual a população mais idosa enfrenta dificuldades ou não consegue utilizá-la, e problemas relacionados à infraestrutura e internet, pois nem todos os usuários e serviços de saúde possuem acesso a equipamentos e internet. Ademais, fatores considerados importantes durante o atendimento médico, como a criação de vínculo, o acolhimento e a necessidade de avaliação física do usuário são prejudicados por conta deste contato ocorrer de forma online. Apesar dos desafios, o Telessaúde apresentou bons resultados, e foi uma alternativa muito eficaz diante do cenário de pandemia, sendo utilizado até hoje. Entretanto, ainda são necessárias melhorias relacionadas à sua utilização, como a capacitação de profissionais, aprimoramento da infraestrutura e principalmente da relação médico-usuário, mantendo sempre um ambiente acolhedor e de escuta qualificada.