EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Author
  • Amanda Dáwilla Tintino de Sousa
  • Co-authors
  • Wêdilane Fernandes Maia , Tainá da Rocha Mendes , Giovana Oliveira Cruz , Vitória Lourenço Ferreira , Rafaela Sousa Rocha , Jessica Marco Pereira Cunha Duarte , Cristovão Lira Teles , Elis Maria Jesus Santos
  • Abstract
  • Apresentação: autismo é uma síndrome comportamental com etiologias diferentes, na qual o processo de desenvolvimento infantil encontra-se profundamente distorcido. Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem algumas característicasimilares, como incapacidade de se relacionarem com outras pessoasseveros distúrbios de linguagem (sendo esta pouco comunicativa) e uma preocupação obsessiva pelo que é imutável (sameness). Logo, é necessário uma maior atenção e cuidados para esse grupo, assim como a importância de alertar a população para um diagnóstico precoce e realizar ações em locais públicos ajudam no conhecimento da população sobre o assunto, isso está atrelado ao conceito de educação em saúde, pois o intuito de ações como essas são tratamento e promoção à saúde desse grupo, família e comunidade. Diante desse contexto, é importante oferecer mais intervenções as pessoas com transtorno do espectro autista que precisam ser acompanhadas por ações mais amplas, tornando ambientes físicos, sociais e atitudinais mais acessíveis, inclusivos e de apoio. Objetivo: Descrever ação de educação em saúde sobre autismoDesenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido no mês de abril de 2024 por acadêmicas dos cursos de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau, em uma praça do município de Juazeiro do Norte -CEParticiparam desse momento crianças com TEA e outras que também se encontravam no local junto com seus pais/ responsáveis. Foram realizadas duas dinâmicas, a primeira foi de identificação dos alimentos saudáveis e não saudáveis e a segunda foi degustação de alguns alimentos. Resultados: A ação foi iniciada com a organização de uma tenda na praça pelas acadêmicas de nutrição, depois foram desenvolvidas atividades com as crianças, como identificar os alimentos saudáveis e não saudáveis. No decorrer da brincadeira, pode-se perceber que muitas crianças tinham dúvidas em diferenciar os alimentos e as acadêmicas de nutrição explicavam as acrianças e aos responsáveis sobre cada alimento e a sua importância. Ao finalizar as atividades,como uma forma de premiação, foram ofertados às crianças dois alimentos feitos de maneira saudáveis, elas podiam escolher e degustar um desses alimentos, um deles foi a pipoca feita sem óleo e o outro foi sorvete de banana com calda de maracujáEssas ações são muito importantes para promoção em saúde e participação da comunidade. Considerações finais: Portanto, ficou evidente a importância de realizar ações com crianças com TEA para que se sintam incluídas socialmente. Para os pais ou responsáveis é notório, também que mesmo com os cuidados que já existem com o público ainda possuíam muitas dúvidas, principalmente referido a questões nutricionais onde muitas crianças possuíam seletividade alimentar, mas nunca haviam passado por profissionais de nutrição que poderiam ajudá-las.

  • Keywords
  • Alimentação, Educação em saúde, Transtorno do espectro autista.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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