Integração ensino-serviço: mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia

  • Author
  • Wellen Góbi Botacin
  • Co-authors
  • Giullia Hott Pereira , Pedro Henrique Hecher Viana , Nathalia Campos Dell’orto Cardoso Bortolini , Larissa Hitomi Morigaki , Carolina Dutra Degli Esposti , Karina Tonini Dos Santos Pacheco
  • Abstract
  •  

    A formação dos profissionais de saúde deve acontecer pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, documento que norteia o planejamento curricular e traz como deve ser o processo formativo dos estudantes de graduação. Em 2021, a Odontologia passou por uma recente atualização em suas Diretrizes Curriculares Nacionais, nas quais foram reformulados e incluídos itens relacionados à integração ensino-serviço. Nesse sentido, objetivou-se comparar as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia do ano de 2002 e sua atualização, em 2021, nos aspectos relacionados à integração ensino-serviço. Para tal finalidade, foi realizada a análise comparativa sobre a temática integração ensino-serviço entre as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia dos anos de 2002 e 2021. A integração ensino-serviço já era abordada nas diretrizes de 2002, as quais afirmavam que a mesma deveria ser realizada de acordo com a complexidade sucessiva ao longo do curso, devendo ser dedicada a ela 20% da carga horária total do curso, de forma extra à carga horária das atividades práticas. O estágio curricular é obrigatório para o curso de Odontologia e estava previsto nas diretrizes de 2002, porém as diretrizes de 2021 complementam que este deve ser realizado com atividades relacionadas às competências gerais e específicas dos estudantes e acontecer dentro e fora das instituições de ensino, como uma atividade que deve ser supervisionada em todas as etapas. Somado a isso, a nova orientação é que ao menos a metade da carga horária total do curso deve ser dirigida às atividades práticas, incluindo áreas básicas e atividades clínicas de assistência odontológica, dedicando a estas últimas pelo menos 40% da carga horária total do curso, excluindo a carga horária do Estágio Curricular. Ademais, o estudante deve ser inserido no Sistema Único de Saúde ao longo do curso, buscando vivenciar suas políticas e o trabalho interprofissional. O processo de ensino-aprendizagem no atendimento de usuários do serviço deve acontecer pautado no cuidado integral e resolutivo, de forma única e constante, tanto na clínica-escola quanto nos serviços de saúde nos quais o estudante de graduação em Odontologia estiver inserido. A realização dos estágios no Sistema Único de Saúde como um processo de ensino-aprendizagem é uma ferramenta potencializadora para a formação superior não somente na Odontologia, mas em toda a área da saúde, possibilitando um aprendizado pautado nas demandas do serviço de saúde e promovendo uma atuação crítico-reflexiva.

     

  • Keywords
  • Ensino, Odontologia, Faculdades de Odontologia, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back