RESUMO
Introdução: O Ministério da Saúde brasileiro adota o modelo biopsicossocial de saúde, de maneira a fazer uma abordagem multidisciplinar que compreende dimensões biológica, psicológica e social, para promover o melhor acompanhamento médico aos cidadãos. Com base nessa orientação, percebe-se a necessidade de reconhecer as necessidades físicas, mentais e emocionais de todo e qualquer paciente que procura ajuda médica em uma Unidade Básica de Saúde. Nesse sentido, as artes podem apresentar resultados positivos no tocante ao autocuidado emocional, ao promover a expressão e a aceitação de sentimentos danosos em um cenário isento de julgamentos. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos no desenvolvimento de ações voltadas para a saúde mental através de atividades lúdicas. Método: Inicialmente, os acadêmicos de medicina de uma instituição privada em Belo Horizonte organizaram uma atividade lúdica a ser realizada no grupo de psicologia de um centro de saúde localizado na regional leste do município. A atividade tinha a proposta incentivar as mulheres participantes a produzirem desenhos e pinturas com o objetivo de expressar os sentimentos através das imagens. Cada mulher recebeu uma folha de papel e tinha à disposição tintas e lápis de cor. Elas foram instruídas a desenharem o que estavam sentindo na semana, ou algo importante em suas vidas. Posteriormente, iniciou-se o momento de discussão sobre os desenhos feitos, enfatizando a importância de expressar os sentimentos para o bem estar mental. Resultados: Durante o desenvolvimento das atividades, as participantes conseguiram expor as situações que consideravam prazerosas ou difíceis em suas vidas. Nesse contexto, os desenhos e pinturas serviram como meio eficaz para que elas pudessem expressar relações delicadas no âmbito familiar, laboral e de foro íntimo, de forma a elaborar de maneira mais saudável as adversidades da vida e auxiliar nas tomadas de decisões mais assertivas. Percebeu-se que a realização de atividades lúdicas, como instrumento de promoção à saúde mental, foi importante para o alívio do sofrimento, a troca de experiência e expressão de sentimentos que necessitam ser compartilhados. Conclusão: Percebe-se que as atividades lúdicas, capazes de incentivar a reflexão de experiências, emoções e sentimentos vivenciados são importantes no âmbito da saúde mental. Grupos reflexivos favorecem o apoio mútuo entre as participantes por promover o bem-estar emocional e fortalecer o vínculo entre a comunidade e o centro de saúde no contexto de saúde mental.