A implementação de um curso formativo exige o cumprimento de um regulamento obrigatório para seu ideal funcionamento e nivelamento a partir de uma base de conteúdos, estipulado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. Sua aplicabilidade nos cursos de graduação deve ser monitorada e avaliada, assegurando a dinâmica curricular, o acompanhamento dos processos e os ajustes para seu aperfeiçoamento. O processo de avaliação do ensino superior faz parte de um mecanismo de retroalimentação, revisão de estratégias, métodos de ensino e aprendizagem para o processo formativo do estudante e é uma das peças fundamentais para que o desenvolvimento de habilidades e competências seja passado de forma compreensível. Esse trabalho apresenta por objetivo relatar a importância da avaliação para o processo formativo superior no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com busca nos idiomas inglês e português, no mês de maio de 2024, de trabalhos publicados entre 2017 e 2023, utilizando os descritores “Universidades” e “Avaliação Educacional”. Foram usadas as bases de dados Scielo e Pubmed via MEDLINE. Foram identificados oito trabalhos relacionados à temática, os quais passaram por duas etapas de seleção constando inicialmente da leitura de título e resumo e, posteriormente, da leitura na íntegra, restando três trabalhos para compor a revisão. Dentro do campo educacional, é importante que a avaliação do processo formativo seja vista como necessária e contínua, e que ao final proporcione benefícios para estudantes e professores, seguindo padrões de evolução que propiciem para a graduação cada vez mais melhorias no ensino e aprendizado dos graduandos. A avaliação do processo formativo faz-se presente nas instituições de ensino superior brasileiras, a fim de direcionar os conhecimentos, e sua constante atualização é de suma importância para garantir que os profissionais sejam formados de acordo com as necessidades da sociedade. O ensinamento do professor e o aprendizado do aluno precisam ser associados para que se obtenha uma avaliação completa, que englobe a didática, a estrutura e o suporte oferecidos na construção do conhecimento. Sua aplicação consiste na articulação do projeto de ensino e do projeto pedagógico e articulando os conhecimentos de docentes e discentes a fim de se obter uma educação consolidada e estruturada nas Diretrizes Curriculares Nacionais. A evidenciação da avaliação do processo formativo deve mostrar as qualidades e as fraquezas do ensino superior, para que seja possível realizar as mudanças necessárias, favorecendo a qualificação da formação de futuros profissionais. Sua importância diz respeito à avaliação do futuro profissional, mas também funciona como um feedback em relação às condições e à oferta do ensino. Os docentes devem refletir sobre sua ação pedagógica e buscar alcançar todos os estudantes de forma homogênea, contando com metodologias de ensinos e atividades práticas que proporcionem tal distribuição. Nesse sentido, torna-se primordial a realização da avaliação do ensino superior, a fim de que sejam evidenciados os pontos que ainda necessitam de intervenções, e que tais resultados promovam melhorias, buscando formar um profissional qualificado.