A EDUCAÇÃO PERMANENTE NO ENSINO: UMA FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DO UNIFESO

  • Author
  • Geise Gonçalves Pimentel
  • Co-authors
  • Isabella Gomes Ferreira
  • Abstract
  •  

    O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), vêm se empenhando para fazer a mudança no currículo dos cursos da área da saúde, abstendo-se de um currículo linear e fragmentado como é o currículo tradicional, para as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem estruturando-se em uma formação integral, integrada, integrante e integradora. (ALBUQUERQUE et al., 2007).O currículo se estruturou numa proposta de mudança no modelo de formação dos profissionais mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, compromissados na atenção à saúde da sociedade em um contexto de integração ensino, trabalho e comunidade. (ALBUQUERQUE et al., 2010). Com a mudança da metodologia de ensino fez-se necessário um acompanhamento dos Professores-Tutores e suas práticas no cotidiano com estudantes, para refletirmos o processo de mudança e o processo de formação dos enfermeiros baseado nas metodologias ativas de aprendizagem. O presente estudo tem como objeto a educação permanente na formação de enfermeiros. Objetivo geral foi analisar a significação do professor-tutor na educação permanente no processo de formação do enfermeiro do UNIFESO. Objetivos específicos foram: Identificar junto aos professores-tutores as potencialidades e fragilidades da sessão de Educação Permanente para a formação dos enfermeiros e reconhecer os espaços significativos para realização da Educação Permanente. Metodologia: Pesquisa qualitativa, descritiva. Dados coletados através da aplicação de questionário semiestruturado. Os sujeitos do estudo foram professores-tutores curso de Graduação em enfermagem do UNIFESO, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) como participantes do estudo, de acordo com a resolução 466/2012. Resultados: Foram selecionados 10 professores/tutores.Conclusão: A educação Permanente no Curso de Graduação de Enfermagem é uma ferramenta potente na formação dos nossos estudantes. Mesmo apontando algumas fragilidades por não estar inserido em todos os cenários, porém em geral as potencialidades nos fazem vislumbrar um cenário de possibilidades a partir das discussões. Nossos desafios consistem em significar esse espaço e potencializa-lo, amadurecendo a ideia de que é preciso priorizar a escuta e mediarem às relações de trocas interessantes para encaminhamento da prática de cada um.

     

     

  • Keywords
  • Educação Continuada, Educação em Enfermagem, Educadores em Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back