Apresentação: O letramento em saúde é definido como a habilidade das pessoas a acessar, compreender, avaliar e aplicar informações e serviços de forma a fomentar e preservar o estado de saúde e o bem-estar pessoal, assim como o de seus próximos. É uma habilidade multidimensional que vai além da leitura e do numeramento, permitindo a compreensão das informações de saúde, o julgamento crítico e a integração dessas informações na vida diária, juntamente com os cuidados de saúde, e a expressão de sentimentos pessoais e sociais relacionados à saúde. Considerando o Letramento em Saúde como um Determinante Social em Saúde, baixos níveis estão associados a desfechos clínicos desfavoráveis e podem levar à não adesão ou adesão inadequada aos tratamentos, bem como ao baixo uso dos serviços de saúde e altas taxas de readmissões hospitalares. Por isso, compreender o letramento em saúde dos usuários é fundamental para a redução de desigualdades nos serviços de saúde. Na Atenção Primária à Saúde, desenvolvem-se ações de promoção à saúde que consideram o contexto epidemiológico e as demandas locais. A integralidade é essencial para a resolutividade da ação da Estratégia Saúde da Família, apoiada na Política Nacional de Atenção Básica, que preconiza atuação orientada pela territorialização e regionalização da assistência à saúde. O objetivo do estudo foi avaliar o letramento em saúde multidimensional de usuários da atenção primária à saúde de um município do Pará, Brazil. Desenvolvimento do Trabalho: Estudo analítico, transversal e quantitativo. A amostra foi composta por 211 participantes, a coleta de dados incluiu instrumentos sociodemográficos e o Health Literacy Questionnaire. Os dados foram inseridos em um banco informatizado criado no programa Epi-Info 6.0, com dupla entrada para garantir a confiabilidade. Para a análise estatística, foi utilizado o Rstudio, versão 1.4.1106. Foram realizados testes de normalidade D'Agostino-Pearson e correlações bivariadas usando a correlação de ordem de classificação de Spearman. Foi aplicado o teste Kruskal-Wallis para variáveis contínuas e para variáveis categóricas, utilizou-se o teste do Qui-quadrado. Adotou-se um valor de p?0,05. Resultados: Os dados revelaram um perfil socioeconômico diversificado entre os participantes, com predominância do gênero feminino e faixa etária de 30 a 39 anos. A maioria reside em casa própria, com estrutura de alvenaria, porém uma parcela considerável não possui trabalho formal, dependendo de assistência social. A análise das associações entre os resultados do Health Literacy Questionnaire e as variáveis demográficas destacou como a influência do nível educacional e dos meios de comunicação na compreensão e apoio dos profissionais de saúde. Aspectos como destino do lixo e atividade laboral também foram associados a diferentes dimensões do Letramento em Saúde, evidenciando a inter-relação entre as condições de vida e as habilidades de saúde. Considerações finais: O estudo ressalta a importância do Letramento em Saúde como instrumento para a melhoria do autocuidado e qualidade de vida na Atenção Primária à Saúde. Destaca a necessidade de políticas e estratégias inclusivas e equitativas de promoção e educação em saúde, visando a redução das desigualdades e o fortalecimento das capacidades individuais e coletivas dos usuários.