Ferramenta digital para formação de enfermeiros preceptores no ensino método centrado do educando.

  • Author
  • Karine Detes Canto
  • Co-authors
  • Michelle Adrianne da Costa de Jesus , Gabriela Moiço de Azevedo , Marianne de Lira Maia , Jacqueline Oliveira de Carvalho , Tatiane Ribeiro de Almeida , Alessandra Pimentel Barbosa Pinto de Mattos , Letícia Vieira Lourenço , Igor Cruz de Azeredo
  • Abstract
  •  

    Introdução: O Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (PREFC/SMS-Rio), utiliza a plataforma digital Moodle como instrumento de ferramenta de ensino aos enfermeiros preceptores.  O Moodle tem por uma das suas finalidade no programa apoiar o ensino-aprendizagem na preceptoria, auxiliando na distribuição dos conteúdos que precisam ser ministrados aos preceptores, compreendendo a flexibilização da participação no curso na modalidade assíncrona, que permite a realização do curso disponibilizado a qualquer horário e local, mas cumprindo as determinações cronológicas do curso. Através da plataforma digital Moodle, é ofertado aos enfermeiros preceptores do PREFC  o curso Método Centrado no Educando, que é pautado em quatro componentes, adaptados para a área educacional da abordagem centrada no paciente (residente). O primeiro componente é avaliar as necessidades: explorando as lacunas e metas, considerando suas áreas profissionais e vivências pessoais; O segundo é entender o residente como uma pessoa inteira, que cada educando é constructo de sentimento, vivências experiências e saberes distintos, e a relação que esses componentes impacta no seu percurso formativo; O terceiro componente é elaborar um plano conjunto de aprendizagem; E o quarto é  Intensificar a relação do preceptor e residente, o vínculo entre o preceptor-educando amplia a capacidade de escuta ativa e o compartilhamento das necessidades e potencialidades nos campos do relacionamento interpessoal. Desenvolvimento: O curso foi desenvolvido na plataforma digital Moodle por disponibilizar variedade de ferramentas que permite a potenciação pedagógica, aumentando sua eficácia, possibilitando que as aulas sejam visualizadas quantas vezes necessárias, a interação nos fóruns com feedbacks da tutoria, lembrete sobre o prazo para desenvolvimento das atividades. Tencionado a apresentar os princípios da metodologia centrada no educando que visa aprimoramento do processo formativo do residente. Exemplificar a partir da discussão de casos reais as possibilidades do uso da metodologia centrada no educando pelo preceptor e instrumentalizar os preceptores para a utilização de abordagens pedagógicas nas relações práticas e teórico práticas do educando Resultados: Como resultado do curso, o preceptor deverá realizar a atividade de elaborar o acompanhamento à luz do método centrado no educando a partir do uso do instrumento nos períodos estipulados, e a interação no fórum descrevendo a experiência do planejamento e execução do plano de acompanhamento. Conclusão: Considerando as ferramentas metodológicas no desenvolvimento do curso, o método centrado no educando tem como objetivo de funcionar como um mediador de transformações na atuação em saúde, evidenciando a relação da teoria e prática no processo de aprendizagem, garantindo ao educando que ele seja o foco na composição de seus conhecimentos e levando em conta suas vivências. 

  • Keywords
  • Ferramenta digital, Ensino, Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back