Treinamento para equipe de enfermagem na prevenção e cuidados de lesão por pressão em pacientes hospitalizados.

  • Author
  • Georgia Favoretti Galimberti
  • Co-authors
  • Maria Eduarda Pereira da Silva Sacht , Taynara Pereira Bicario
  • Abstract
  •  

    As lesões por pressão (LPP) representam um desafio significativo para equipe de enfermagem e para a qualidade do cuidado ao paciente. O treinamento adequado da equipe é crucial para eficácia na prevenção dessas lesões. Intervenções educativas através de abordagem interativa visam avaliar o grau de conhecimento da equipe de enfermagem frente à prevenção e a conscientização sobre a importância do registro nos prontuários dos pacientes. Este documento descreve uma experiência baseada nas vivências dos estudantes do oitavo período do curso de graduação em Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior, durante o estágio supervisionado obrigatório realizado no mês de abril 2024 em um hospital filantrópico. Os preceptores foram acionados pela enfermeira do setor de treinamento assistencial onde trouxe a necessidade de realizar ação com a equipe de enfermagem abordando o tema de prevenção de lesão por pressão e registros em prontuário. Nesta reunião, ficou acordado que a abordagem fosse de forma dinâmica e sucinta por considerar a rotina dos profissionais desses setores possuir alta demanda. Diante disso, os preceptores reuniram com os 12 alunos afim de realizar o planejamento e organizar uma ação para o tema proposto.

    Foi elaborada uma apresentação didática e interativa para enfermeiros e técnicos de enfermagem assistencial. Utilizamos de instrumento uma roda a roda e um dado com numeração de 1 a 6, cada numeração representava uma pergunta sobre LPP identificando a maior dificuldade de prevenção e tratamento de LPP pelos participantes. Considerando que a ocorrência de LPP em pacientes hospitalizados afeta a qualidade do atendimento fornecido, é importante seguir as boas práticas para melhorar a prevenção de LPP.

    Visando facilitar no momento das evoluções, elaboramos um Qrcode onde possui todas as informações importantes e necessárias que são cruciais conter nas evoluções dos pacientes.

    A deficiência de conhecimento pode afetar a segurança do paciente, facilitando a ocorrência de efeitos indesejáveis na prestação de cuidados de saúde, o que compromete a qualidade do serviço.

    Após a apresentação da dinâmica, foi aberto um momento onde os colaboradores da instituição pudessem sanar dúvidas sobre o assunto e relatassem os obstáculos enfrentados acerca da assistência com os cuidados prestados com o paciente hospitalizado.

    Durante os relatos, os profissionais demonstraram conhecimento e domínio acerca dos cuidados e no uso das coberturas disponíveis no hospital, e ressaltaram que não existe a falta de insumos para serem utilizados, porém existe a deficiência de números de pessoas principalmente pela rotatividade de profissionais e ou atestados fazendo com que as ações onde atende os pacientes beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) fiquem prejudicada  incorrendo em sobrecarga de trabalho acometendo na prestação da assistência mais humanizada com os pacientes.

    Considerações finais

    A experiência permitiu aos estudantes ampliar seu entendimento sobre lesões/feridas causadas por pressão as quais representam um desafio de saúde pública em escala mundial, afetando significativamente a qualidade de vida do paciente e tornando-se, assim, uma questão tanto social quanto econômica.

  • Keywords
  • Educação continuada, lesão por pressão, assistência de enfermagem.
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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