Apresentação: As IVAS (Infecções nas Vias Areas Superiores) são comuns quando se trata de lactantes inseridos em uma sociedade, visto que têm contato com diversos vírus e bactérias, com ênfase nas temperaturas baixas do ano , como: inverno (frio e seco) e primavera (umidade e chuvas). Assim, objetiva-se elaborar os diagnósticos de enfermagem, a partir da teoria das necessidades humanas básicas de Wanda de Aguiar Horta, utilizando-se as terminologias padronizadas de NANDA International Nursing Diagnoses: Definitions and Classication, para uma lactente com Infecção de Vias Aéreas Inferiores (IVAI).
Desenvolvimento: trata-se de um relato de caso, realizado com uma lactente, na clínica escola de uma faculdade particular na cidade de Dourados – Mato Grosso do Sul, na disciplina de enfermagem na saúde da criança e do adolescente, no mês de abril de 2024. A responsável pela participante leu, discutiu e assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Resultados: O. R tem oito meses, nasceu de parto cesáreo e precisou após o nascimento de manobras de reanimação e ficou hospitalizada na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal após o nascimento por 72 horas. Esta em aleitamento materno e aos seis meses precisou ir para o Centro de Educação Infantil, pois acabou a licença maternidade da mãe. Desde então, a criança começou a apresentar sintomas respiratórios e está em uso do segundo antibiótico administrado por via oral. No dia da consulta de enfermagem a lactente não apresentou alterações dos sinais vitais e ao exame físico. Assim, foram elencados como diagnósticos de enfermagem: o Risco de infecção; Desobstrução ineficaz das vias aéreas e Fadiga. Como intervenções de enfermagem foram realizadas orientações quanto a utilizar soro fisiológico para higienizar as narinas; realizar nebulização com soro fisiológico, administrar as dietas em horários distantes à oferta do leite materno, orientar sobre como administrar e armazenar o antibiótico prescrito pela equipe médica, alertar sobre sinais de agravamentos; agendar retorno para acompanhamento e orientar sobre a importância de manter o calendário vacinal em dia.
Considerações finais: frequentemente o enfermeiro se depara com desafios como este que exigem a busca por aperfeiçoamento profissional. Este relato de caso evidencia a necessidade da realização do Processo de Enfermagem, nas consultas de enfermagem, pois a sua implementação possibilita a assistência de enfermagem respaldada cientificamente e contribui para a adequada qualidade do cuidado prestado a criança e a sua família.