Aprendizagens acerca dos primeiros socorros: necessidades cotidianas na realidade da Estratégia de Saúde da Família

  • Author
  • Ana Lívia Pereira de Sousa e Silva
  • Co-authors
  • Katryene Rochelly de Oliveira Cunha , Beatriz Lins Meira de Sousa , Alanna Maria Marçal Henriques , Cynthia Agra de Albuquerque Pimentel , Paola Soares França Lopes , Denise Mota Araripe Pereira Fernandes
  • Abstract
  • Apresentação

     

    Os primeiros socorros são procedimentos de assistência imediata prestados a indivíduos que sofreram algum tipo de acidente ou emergência médica, com o objetivo de preservar a vida, prevenir complicações e promover a recuperação do paciente. 

    A prática dos primeiros socorros é de extrema importância, pois pode fazer a diferença entre a vida e a morte em situações críticas. Essa intervenção inicial pode ser realizada por qualquer pessoa, desde que tenha conhecimentos básicos sobre os procedimentos corretos a serem adotados em diferentes situações de emergência. Portanto, a capacitação em primeiros socorros é fundamental para a promoção da segurança e bem-estar da sociedade, contribuindo para a redução de mortes evitáveis e para a melhoria da resposta a situações de emergência.

    O Suporte Básico de Vida (SBV) é um conjunto de medidas e procedimentos fundamentais realizados em casos de emergência médica, com o objetivo de manter as funções vitais do paciente até a chegada de assistência médica especializada. Ademais, essas práticas incluem a realização de compressões torácicas de qualidade, ventilação com dispositivo e o uso de um desfibrilador externo automático, quando disponível. O treinamento em SBV é essencial para aumentar as chances de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória.

    Situações de urgência e emergência ocorridas em ambiente extra-hospitalar demandam atendimento pré-hospitalar (APH) imediato e adequado, especialmente o SBV. É necessária a instrução dos profissionais acerca do treinamento e utilidade das práticas de primeiros socorros e nesse contexto, alguns grupos emergem como alvos especiais devido ao contexto nos quais estão inseridos, sendo eles os estudantes de ensino superior de medicina, equipe multiprofissional da APS e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

    Dada a relevância da abordagem da urgência e emergência na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil e a consequente necessidade evidenciada de ações direcionadas à capacitação das equipes de saúde desta, apresenta-se, neste artigo, o relato da experiência de um treinamento em primeiros socorros, ministrado aos profissionais da APS. Por meio deste relato e de sua análise, objetiva-se descrever a experiência de estudantes de graduação em medicina que ofereceram uma oficina de suporte básico de vida a uma equipe de Saúde da Família. Espera-se impulsionar a reflexão sobre a capacitação de profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) para a abordagem de situações de urgências/emergências, visando favorecer um contexto de qualificação e integração.

     

    Relato da Experiência

     

    O treinamento em SBV foi desenvolvido para profissionais da APS, com a finalidade de capacitar a equipe a agir frente ao atendimento pré- hospitalar e saber conduzir o paciente diante de situações de urgência e emergência, bem como intervir de forma rápida e oportuna e referenciá-lo na rede de atenção às urgência e emergência. 

    Essa atividade, foi desenvolvida partir do uso de metodologias ativas de aprendizagem, no qual, foi realizado um quiz de perguntas e respostas sobre a temática, abordando os seguintes assuntos: como identificar uma pessoa em Parada Cardiorrespiratória (PCR), engasgo (adulto e criança), queimaduras e hemorragias. Após a aplicação das perguntas, realizamos a parte prática da atividade com dinâmica e simulação em manequins, demonstrando as manobras de primeiros socorros, como identificar um paciente em PCR,  como realizar avaliação inicial,  manutenção de via aérea permeável, como realizar compressões torácicas efetivas e de boa qualidade e ventilação com ar expirado, bem como, realizar a manobra de desengasgo em criança e a de manobra de Heimlich em adulto. Em seguida, a equipe colocou em prática os ensinamentos nos manequins e também foi realizada uma simulação com uma situação de atropelamento, onde os mesmos foram os protagonistas da dinâmica. 

    Por fim, foi realizada uma roda de conversa para esclarecer as dúvidas e foi feita uma explanação da temática utilizando o auxílio imagético de um banner confeccionado pelos alunos da graduação. 

     

    Resultados

     

    Nas iniciativas de integração ensino-serviço, os estudantes de graduação em Medicina podem retribuir à sociedade através de atividades de educação em saúde como no caso em questão, focando em SBV e no reconhecimento de situações de urgência e emergência. 

    A sessão educativa aqui descrita foi direcionada aos profissionais da Atenção Primária à Saúde, um setor que normalmente não enfrenta emergências como parte de sua rotina diária, mas que se beneficia significativamente do preparo para tais ocorrências. O treinamento adotou uma abordagem centrada nos aprendizes, tornando o processo de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Os profissionais da saúde expressaram grande satisfação com a colaboração, ressaltando como a interação com os estudantes trouxe renovação e expansão de suas competências clínicas. A parceria também foi extremamente proveitosa para os estudantes, que puderam aplicar seus conhecimentos teóricos em um contexto prático, reforçando sua aprendizagem e ganhando confiança em suas habilidades.

    Este tipo de atividade evidencia os benefícios mútuos da colaboração entre estudantes e profissionais da saúde. Para os serviços de atenção primária, a presença de estudantes introduz novas práticas e ideias, mantendo os profissionais atualizados e bem preparados para situações de crise. Para os estudantes, ensinar e interagir diretamente com profissionais experientes e pacientes reais fortalece o entendimento prático do que foi aprendido em ambiente acadêmico, preparando-os melhor para sua futura carreira médica. Assim, essa interação não apenas enriquece o serviço de saúde com novas perspectivas, mas também solidifica uma base robusta para o desenvolvimento profissional dos futuros médicos.

    É imprescindível que profissionais da saúde tenham habilidades em atendimentos relacionados a primeiros socorros, independentemente do nível de atenção à saúde. Assim, mesmo os profissionais da APS necessitam envolver-se com ações nessa temática. Diante disso, foi vista a necessidade da capacitação continuada aos profissionais da APS sobre atendimento em primeiros socorros.


     

    Considerações Finais

     

    Em síntese, conclui-se a importância o ensino de primeiros socorros no cotidiano, sendo ideal os conhecimentos sobre o tema proposto, a fim de garantir segurança em situações de urgência e emergência, uma vez que os profissionais da APS terão noções e preparo para agir em situações de acidentes ou risco eminente de morte. Além disso, essa atividade se desenvolveu de forma prática, didática e interativa, onde os profissionais participaram de forma ativa, adquirindo conhecimentos teóricos e práticos sobre o tema. Podemos dizer, que conseguimos atingir os objetivos propostos, garantindo informações e práticas necessárias para os profissionais desenvolverem no seu cotidiano.

     

  • Keywords
  • Primeiros Socorros, Suporte Básico de Vida, Estratégia de Saúde da Família
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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