Relato de experiência da consulta coletiva de gestante em uma Unidade de Atenção Primária (UAP)a Saúde na área Programática 5.1 no município do Rio de Janeiro.
O objetivo da consulta coletiva de gestantes é possiblitar o desenvolvimento saudável da gestação , ofertando orientações em roda de conversas com ciclos de formação em saúde e avaliação da gestante por equipe multiprofissional (eMulti). Ressalta-se que a gestante realiza as consultas coletivas em consonância as suas consultas regulares de Pré Natal,permitindo ,assim , um parto com menores riscos para o binõmio mãe-bebê .Essa iniciativa, fortalecida pelo trabalho da Atenção Primária a Saúde, permite também o fortalecimento de vínculos com a unidade e equipe de referência , a redução da mortalidade materno, fetal e infantil , a garantia da assistência ao período gravídico ,de forma humanizada no acesso ao Pré Natal, identificando os sinais de alarme na gestação e acolhimento ao binômio mãe - bebé no período gravídico -puerperal.
A proposta da trabalho é a realização de consultas coletivas com equipe multiprofissional ,composta por Agentes Comunitários de Saúde, dois Enfermeiros , sendo uma Enfermeira como referência ,um técnico de Enfermagem , Psicólogo, Assistente Social, Educador Físico . As consultas coletivas acontecem semanalmente , as terças feiras ,onde são realizados 7 encontros . Em todas as consultas coletivas a equipe de Enfermagem verifica os sinais vitais :peso, altura uterina , batimento cardíaco fetal e identifica possíveis sinais de alerta .São 6 encontros utilizando metodologias ativas em que são abordados os seguintes temas :Meu Pré Natal, Direitos da Mulher Gestante Trabalhadora, Depressão na Gravidez e no Pós Parto, Nutrição Saudável, Uso de Medicamentos e Atividade Física na gestação, trabalho de parto, Aleitamento Materno, Cuidados com RN e Práticas Integrativas e Complementares. como Shantala, além da participação do pai (Pre-Natal do pai) ou outra pessoa da rede de apoio. Após a completude dos 6 encontros dar-se -a realização do sétimo encontro com o Chá Formatura,momento festivo de encerramento do ciclo, de forma participativa e lúdica
As consultas coletivas com gestantes contribuem para a redução da mortalidade materno, fetal e infantil, estreitamento do vínculo com a UAP, garantia de maior número de consultas , acolhimento , segurança e retorno da gestante a UAP em casos de identificação de sinais de alarme. Na Consulta Coletiva, o profissional registra todos os parâmetros em prontuário eletrônico e as condutasclínicas no cartão de Pré-Natal ,priorizando o cuidado integral em saúde.Os ciclos realizados por equipe multiprifissional (eMulti) inclui técnicas de relaxamento e de sensibilização e dinâmicas de grupo, em um espaço acolhedor, esclarecedor e socializador de experiências e informações , fortalecndo a assistência humanizada e integral à mulher na Estratégia de Saúde da Família.
As consulta coletivas,atrelada as consultas de rotina de Pré Natal, contribui para o aumento da cobertura pré-natal, e o cuidado integral a mulher e seu concepto. Dando contornos a essa experiência inovadora ,é possível contribuir para o rompimento do modelo assistencial-biomédico e desenvolver uma assistência humanizada ao período gravídico e puerperal