Precptoria, constituindo o SUS como uma escola

  • Author
  • Bruno Felipe Ferreira Lopes
  • Co-authors
  • Kaio Marcel de Souza Henriques , Kétinan Gomes Silva , Camila Oliveira Nunes , Anne Caroline Santos , Iêda Maria Fonseca Santos
  • Abstract
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    INTRODUÇÃO: A Coordenação de Integração da Educação e do Trabalho na Saúde (CIET) é a responsável pelo ordenamento dos campos de prática da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), sendo referência no estado da Bahia na promoção de estratégias de integração ensino serviço, através da regulação de estágios com as Instituições de Ensino Superior conveniadas com a SESAB e os Estabelecimentos de Saúde, sob gestão direta e indireta, no compromisso com uma formação em saúde centrada nas políticas públicas e voltada para os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Deste modo, para que a CIET possa planejar o processo de integração ensino-serviço e formação em saúde, torna-se necessário entender de maneira profunda o perfil dos preceptores atuantes na SESAB. Embora a preceptoria seja uma prática muito utilizada no campo da saúde, ainda é pouco abordada na literatura, até mesmo na legislação existente. O objetivo  Este relato de experiência tem por objetivo registrar a criação de estratégias para conhecimento dos profissionais que atuam como preceptores, instrutores de estudantes em formação. Metodologia: Trata-se de relato de experiência, acerca da construção de um questionário sociopedagógico do perfil dos preceptores atuantes na Rede SESAB, desenvolvido pelos residentes Multiprofissionais de Gestão da Educação e do Trabalho da ESPBA na cidade de Salvador-BA. Desenvolvimento: O monitoramento, avaliação e processos de regulação dos campos de prática são competências desenvolvidas pela CIET os quais precisam ser executadas de um ponto de vista holístico e com qualidade, abrangendo todos os atores envolvidos no processo da formação em saúde. Pensado nisto, surgiu à idéia da criação de um instrumento avaliativo que norteie a CIET na compreensão de aspectos sociais e pedagógicos que envolvam a figura do preceptor. Tendo em vista, ser o preceptor que atua na mediação direta de conhecimentos para a construção e valorização das aprendizagens reconstruídas na prática, fundamental na formação dos estudantes. Resultados: O formulário aborda questões que podem nortear a CIET acerca das características dos preceptores da Rede SESAB. Conhecimentos básicos como sexo, cor, identidade de gênero ajudam a compreensão de quais grupos são prevalentes entre os preceptores que atuam na SESAB, e desse modo a criação de fomentos que incentivem a inclusão de minorias. Já o conhecimento sobre e quantos alunos cada preceptor acompanha em qual modalidade de estágio, podem nortear a definição de um quantitativo Mínimo e Maximo que cada preceptor pode acompanhar, baseado em sua capacidade pedagógica. O instrumento também pode direcionar a ESPBA a definir  a necessidade da abertura de curso de qualificação de preceptoria na rede. Considerações finais: Leva-se em consideração que o preceptor precisa de apoio para uma melhor formação didático-pedagógica, a fim de se instrumentalizar e poder desenvolver suas competências para a melhor formação de outros profissionais. Entender quais são as características dos preceptores é de fundamental importância, uma vez que contribui na construção de fomentos públicos que estimulem e melhorem a qualidade da formação em saúde conforme preconiza a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008

     

  • Keywords
  • Gestão, Educação, Trabalho, Saúde
  • Subject Area
  • EIXO 3 – Gestão
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