Apresentação: Inúmeros são os desafios encontrados na prática de saúde para a consolidação do Programa Nacional de Imunização (PNI), o que demanda criatividade para alcançar as metas de cobertura vacinal. Em virtude do cenário das baixas coberturas vacinais, iniciado no ano de 2017 e agravado durante a pandemia de Covid-19 e com a crescente onda dos movimentos antivacinas e propagação nas mídias sociais de informações inverídicas, o Programa Municipal de Imunização (PMI) realizou diversas ações como vacinação extra muro, horários ampliados, capacitações e parcerias inter-institucionais.
Objetivo: Apresentar e discutir uma sistematização de ações ampliadas para recuperar as coberturas vacinais no município de Vitória, no Estado do Espírito Santo.
Método: Relato de experiência baseado em um planejamento de ações contempladas no plano municipal de recuperação das coberturas vacinais do município, numa perspectiva de ampliação de acesso à população, aquisição de novas tecnologias e de qualificação da rede de serviços de saúde, e das equipes de medicina e segurança do trabalho, focados em leitura básica de caderneta de vacinação, com a finalidade de ampliação do público com conhecimento em formação básica em vacinação.
Desenvolvimento do trabalho: O município de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, possui a Atenção Primária com 83 equipes de estratégia de saúde da família, 80,89% de cobertura de estratégia de saúde da família. O serviço de imunização compõe-se de Central de Imunobiológicos e vinte e oito salas de vacinas. Cada sala possui um enfermeiro capacitado que é responsável por organizar, em nível local, as ações de vacinação do território de acordo com suas características populacionais. O PMI junto às equipes de saúde iniciou a realização de ações de vacinação extramuro, parcerias com outras secretarias e lideranças comunitárias, ofertando as vacinas de campanha e as vacinas de rotina. Ampliou a vacinação nas unidades de saúde, estimulando à abertura da sala de vacina em horário estendido durante a semana, finais de semana e feriados, ampliando o acesso a população, principalmente àquela economicamente ativa, ao serviço de vacinação. Além disso, fez aquisição de tablets 4G e notebooks para registro online, fantasias de Zé Gotinha, camisetas e pins, dando uma conotação lúdica. Para mais, o PMI está com projeto em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Imunização: Vacina Sim!) e Escola Técnica do SUS e Rotary para promover uma capacitação ampliada em sala de vacina aos demais profissionais de saúde da Rede e das equipes de medicina e segurança do trabalho em empresas, focados em leitura básica de caderneta de vacinação, com a finalidade de ampliação do público com conhecimento em formação básica em vacinação.
Resultados: Os resultados alcançados são aumento das coberturas vacinais das vacinas de rotina com as ações implementadas, e antes de tudo, produto de um contexto histórico das ações da equipe de trabalho envolvida com a PMI, desde o ano de 2017, na construção e revisão de estratégias vacinais do município, assegurando o direito à saúde dos usuários.