Educação e Agroecologia na Promoção da Saúde

  • Author
  • André Luiz Dutra Fenner
  • Co-authors
  • Gislei Siqueira Knierim , Virginia da Silva Correa , Fatima Cristina Cunha Maia Silva , Manuela Ferreira de Saboia Lima , Ana Paula Andrade Silva Milhomem , Yasmin Silva da Cruz , Camila Lima Gomes , Missifany Silveira
  • Abstract
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    Este relato de experiência se insere nas ações do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho (PSAT) da Gerência Regional de Brasília (GEREB) da Fundação Oswaldo Cruz Brasília (Fiocruz Brasília) na sistematização de todas as suas atividades envolvendo Agroecologia. Essa experiência apresenta as iniciativas realizadas pelo PSAT/GEREB/Fiocruz Brasília em todo o país, abrangendo todas as regiões brasileiras. A interseção entre saúde, ambiente e trabalho é crucial para promover o bem-estar humano e a sustentabilidade ambiental. Dentro desse contexto, o PSAT tem desempenhado um papel fundamental na sistematização de experiências agroecológicas, destacando-se por sua abordagem holística e integrada na promoção da agroecologia como uma estratégia essencial para a saúde e sustentabilidade.

     

    O objetivo deste artigo é destacar as ações desenvolvidas pelo PSAT e oferecer uma análise das abordagens técnicas e metodológicas empregadas nas diversas experiências agroecológicas apresentadas. O Programa é reconhecido por sua abordagem integrada, abrangendo pesquisa, práxis social e territorial da saúde, ambiente e trabalho, e integrando questões culturais, éticas, econômicas, políticas e sociais.

    Desde 2012, o PSAT desenvolve projetos com populações do campo, floresta e águas. Alguns dos principais destaques incluem:

    ·         Projeto de Formação de Lideranças das Populações do Campo, Floresta e Águas (2012-2016): Formação de 1500 lideranças em 22 estados brasileiros em parceria com movimentos sociais do campo.

    ·         Território Saudável e Sustentável (TSS) no Semiárido: Desenvolvimento de indicadores para políticas públicas de saúde, segurança alimentar/nutricional e saneamento básico.

    ·         Educação e Formação em Saúde no Distrito Federal (DF): Implementação do Programa de Residência em Saúde da Família com ênfase na População do Campo.

    ·         Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas no DF: Formação de 40 especializandos em produção de plantas medicinais e alimentos em hortos biodinâmicos.

    As atividades do PSAT abrangem uma ampla gama de ações, desde pesquisa e capacitação até intervenções práticas em comunidades rurais e urbanas. Entre as principais experiências destacam-se:

    ·         Pesquisa Participativa: Adotando abordagens participativas, envolvendo agricultores, comunidades locais e outros atores relevantes desde o início do processo, garantindo pesquisas contextualizadas e socialmente justas.

    ·         Capacitação e Educação: Capacitação por meio de cursos, oficinas e intercâmbios de conhecimento, promovendo autonomia e resiliência das comunidades.

    ·         Fortalecimento de Redes: Trabalho no fortalecimento de redes de agricultores agroecológicos, organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa e outras partes interessadas, facilitando a troca de conhecimento e colaboração.

    ·         Intervenções Práticas: Implementação de sistemas agroflorestais, manejo de água e solo, e promoção de cultivos orgânicos diversificados.

    A eficácia das experiências agroecológicas da Fiocruz se deve, em grande parte, à adoção de abordagens técnicas e metodológicas robustas, tais como:

    ·         Enfoque Sistêmico: Considerando a interconexão e interdependência de elementos biológicos, sociais, econômicos e culturais dos sistemas agrícolas.

    ·         Participação e Empoderamento: Envolvimento das comunidades em todas as fases do processo, garantindo iniciativas culturalmente relevantes e economicamente viáveis.

    ·         Integração de Conhecimentos: Valorização e integração de conhecimentos científicos, tradicionais e locais.

    ·         Pedagogia Freiriana: Contextualizando o ensino e aprendizagem nas realidades dos alunos, reconhecendo suas identidades, culturas e desafios socioeconômicos.

    ·         Avaliação Participativa: Avaliação contínua e participativa, permitindo adaptação e aprimoramento das intervenções com base no feedback das partes interessadas.

    As experiências sistematizadas pelo PSAT incluem:

    1.    Agentes Populares de Saúde do Campo com ênfase em Agroecologia: Implementado em vários estados com ações diversas como distribuição e troca de alimentos, construção de sistemas agroflorestais, e oficinas de práticas agroecológicas.

    2.    Formação-ação em Saúde Integral para as Mulheres: Realizado em seis estados com ações como construção de quintais produtivos e sistemas agroflorestais, produção e comercialização de alimentos e fitoterápicos, resgate de práticas culturais e fortalecimento do protagonismo feminino.

    3.    Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária: Realizada em Natal, RN, como espaço de discussão e construção de conhecimento em agroecologia e segurança alimentar.

    4.    Agroecologia e Pesca Artesanal: Realizado na Ilha de Maré, BA, com ações de cultivo de plantas medicinais, estímulo aos quintais produtivos e integração da mariscagem e pesca artesanal com a agroecologia.

    5.    Turma do Especial do Mestrado Profissional em Promoção e Vigilância em Saúde, Ambiente e Trabalho: Realizado no Ceará com 39 mestrandos, envolvendo ações como construções de quintais produtivos e sistemas agroflorestais.

    6.    Residência Multiprofissional em Saúde da Família com ênfase na População do Campo: Implementada na região norte e leste do DF, incentivando práticas agroecológicas na formação de profissionais de saúde.

    7.    Plantando Árvores, Plantando Saúde: Realizado em todo o Brasil, com ações de construção de conhecimento em agroecologia e plantio de árvores para a promoção da saúde.

    8.    Curso de Especialização e Livre em Cultivo Biodinâmico de Plantas Medicinais em Agroflorestas: Implementado no DF com ações de fortalecimento intersetorial e participação comunitária na saúde do SUS.

    Resultados e Impactos

    ·         As experiências agroecológicas desenvolvidas pelo PSAT têm gerado resultados significativos, como:

    ·         Fortalecimento da Soberania Alimentar: Aumentando a produção e disponibilidade de alimentos saudáveis e sustentáveis.

    ·         Empoderamento Comunitário: Capacitando comunidades para se tornarem mais autônomas e resilientes.

    ·         Promoção da Saúde Integral: Integrando práticas agroecológicas com cuidados em saúde, beneficiando tanto a saúde humana quanto ambiental.

    ·         Influência em Políticas Públicas: Informando e influenciando a formulação de políticas públicas de saúde e sustentabilidade.

    As experiências agroecológicas desenvolvidas pelo PSAT da Fiocruz Brasília representam um modelo inspirador de como abordagens holísticas e participativas podem promover a saúde, a sustentabilidade e a justiça social. Estas experiências não só contribuem para a construção de sistemas alimentares mais sustentáveis e saudáveis, mas também têm o potencial de informar políticas públicas e práticas em níveis nacional e internacional. Essas 8 (oito) experiências relatadas trazem a relação entre educação e agroecologia na promoção da saúde sendo um campo de estudo e prática que integra conhecimentos de diversas áreas para melhorar o bem-estar humano e ambiental. Esta integração oferece uma abordagem holística para enfrentar os desafios de saúde pública, sustentabilidade e justiça social, ao mesmo tempo em que fortalece comunidades através de práticas agroecológicas educacionais. A integração de educação e agroecologia enfrenta desafios, como a necessidade de políticas públicas de apoio, financiamento sustentável e resistência cultural às mudanças. No entanto, as perspectivas são promissoras, com um crescente reconhecimento da importância de sistemas alimentares sustentáveis e a demanda por práticas agrícolas que respeitem o meio ambiente e promovam a saúde pública. A integração de pesquisa, educação e intervenção prática, com ênfase na participação comunitária e na valorização de conhecimentos locais e científicos, destaca a importância de abordagens transdisciplinares e interseccionais na promoção da saúde e sustentabilidade.

     

  • Keywords
  • Agentes Populares, Saúde do Campo, Vigilância Popular em Saúde, Agroecologia.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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