Perfil e Perspectivas dos Profissionais de Saúde em Práticas Integrativas e Complementares: Um Estudo na Atenção Básica do Rio Grande do Sul

  • Author
  • Eloisa da Silveira Azambuja Simao
  • Co-authors
  • Diéssica Roggia Piexak , Pricilla Porto Quadro , Joana Maria Hentges , Daniela Dallegrave
  • Abstract
  •  

    Apresentação: O reconhecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como uma estratégia de promoção à saúde, alinhada aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), destaca a Atenção Primária à Saúde (APS) como um campo promissor para explorar esse tema. O objetivo geral foi analisar o perfil dos profissionais que trabalham na Atenção Básica da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul e que possuem experiência e/ou formação em PICS, além de propor possibilidades de formação na lógica da Educação Permanente em Saúde. Desenvolvimento: Utilizou-se uma abordagem de métodos mistos, combinando elementos exploratórios e descritivos em um estudo transversal. Os dados quantitativos foram coletados por meio de questionários virtuais, enquanto os dados qualitativos foram obtidos por meio de entrevistas virtuais e semiestruturadas. Ocorreram de maio a outubro de 2022, envolvendo 144 profissionais de saúde na fase quantitativa e 11 na fase qualitativa. A análise dos dados quantitativos foi conduzida utilizando estatística descritiva e inferencial com o auxílio do software SPSS versão 20,0, enquanto os dados qualitativos foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. O estudo seguiu os preceitos éticos estabelecidos na Resolução nº 510/2016 e recebeu aprovação do CEP da UFRGS (CAAE:56709922.8.0000.5347) e da Escola de Saúde Pública/Secretaria Estadual de Saúde/RS (CAAE:56709922.8.3001.5312). Resultados: Participaram do estudo 144 profissionais de saúde, predominantemente do sexo feminino (90,3%), casado e/ou em união estável (55,5%) e com filhos (74,3%). A maioria tinha salários de até 2 salários-mínimos (63,2%) e carga horária semanal de 40 horas (70,8%). Prevaleceram trabalhadores da cidade de Bagé (29,2%). A maioria era Agente Comunitário de Saúde (47,2%), seguido de Enfermeiro (18,1%). Em relação à pós-graduação, a maioria (65,3%) não realizou. Já com relação às PICS, oito responderam possuir pós-graduação em PICS e 47 declararam ter alguma formação em PICS. As três práticas que apresentam maior número de profissionais com formação são: Imposição de mãos ou Reiki (n=21), Auriculoterapia (n=13) e Medicina tradicional chinesa-práticas corporais (n=11). Dos 144 participantes, 115 (79,9%) possuem interesse em participar de formação em PICS como ouvinte e 72 (50%) possuem interesse em participar de formação em PICS como facilitador compartilhando/trocando experiências. As práticas mais citadas incluíram Acupuntura, Auriculoterapia, Fitoterapia, Imposição de mãos ou Reiki, Meditação e Terapia floral. A análise qualitativa revelou três categorias principais e sete subcategorias, destacando a importância dos Processos Formativos e da Educação Permanente, a (in)visibilidade das PICS no território e o papel crucial da Gestão nos processos de implantação e formação em PICS. Como produto técnico, foi desenvolvido um Painel Informativo para divulgar os principais resultados da pesquisa, visando estimular reflexões sobre a formação em PICS. Considerações finais: Este estudo contribuiu para uma compreensão mais aprofundada das PICS e suas implicações na 7ª Coordenadoria Regional em questão, promovendo possibilidades de formação nessa área sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde.

  • Keywords
  • Terapias Complementares, Educação em saúde, Educação Interprofissional, Saúde Pública.
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
Back