Necessidades de comunicação de pessoas em visita domiciliar na perspectiva dos profissionais da atenção básica

  • Author
  • Ana Caroline Giusti de Andrade
  • Co-authors
  • Carla Salles Chamouton
  • Abstract
  •  

    Apresentação: a visita domiciliar se configura como uma resposta do Sistema Único de Saúde para as mudanças das necessidades de saúde da população brasileira e traz com ela novos desafios, em especial nos casos em que o usuário apresenta necessidades de comunicação, visto que o cuidado integral está diretamente relacionado à expressão e interação com o outro. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo conhecer a perspectiva dos profissionais da atenção básica envolvidos na visita domiciliar, acerca das necessidades de comunicação dos usuários atendidos. Desenvolvimento do trabalho: trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob número 68427423.1.0000.5404. A amostra é composta por profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de Enfermagem e agentes comunitários de saúde) de um centro de saúde do município de Campinas-SP. A coleta de dados incluiu um formulário de caracterização dos entrevistados e uma entrevista semi-estruturada com questões acerca da percepção dos profissionais sobre as necessidades comunicativas dos usuários em visita domiciliar. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra para Análise de Conteúdo Clínico-Qualitativa. Resultados: os dados obtidos mostraram que os profissionais entrevistados relatam que as necessidades comunitativas dos usuários atendidos nas visitas domiciliares variam em tipo e origem. Além disso, referem dificuldades e uso de estratégias adaptadas às necessidades dos usuários contando frequentemente com o auxílio dos cuidadores enquanto interlocutores. Entretanto, muitas das dificuldades de comunicação relatadas, encontram-se centradas na necessidade do profissional de se fazer entender, não havendo a consideração da expressão do usuário. Mostrou-se importante a atenção ao Letramento Funcional em Saúde e a adoção da comunicação efetiva como ferramenta para horizontalizar a relação profissional-usuário e fortalecer o vínculo. Considerações finais: este estudo abre portas para reflexões futuras, mostrando que há demanda para se aprofundar na compreensão das necessidades de comunicação em diferentes contextos culturais, explorar estratégias para complementar as visitas domiciliares e investigar os impactos da comunicação efetiva na adesão do usuário ao tratamento. Entende-se que aprimorar a comunicação na atenção domiciliar não é apenas uma necessidade imediata, mas também uma oportunidade para promover a equidade no acesso aos serviços de saúde e fortalecer os laços entre profissionais e usuários, aperfeiçoando o fazer saúde.

     

  • Keywords
  • Atenção Primária à Saúde, Fonoaudiologia, Visita Domiciliar.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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