Introdução: Este trabalho é um relato de experiência acerca da percepção dos docentes assistências de um Programa de qualificação dos profissionais na Atenção Primária para ampliação do acesso dos usuários ao teste rápido de HIV. Percebeu-se uma lacuna de informações atualizadas acerca da prevenção á infecção do HIV bem como todo o processo envolvendo as pessoas que vivem com HIV?AIDS e as estratégias de enfrentamento da epidemia em nível de saúde pública.Objetivo- Descrever a experiência de ampliação do acesso aos testes rápidos de HIV nas Unidades de Saúde a partir da percepção crítico reflexivo dos docentes assistenciais da Enfermagem do Programa durante o processo educativo.Relato de caso/experiência: Durantes os meses de novembro e dezembro?2023 e janeiro?2024 trabalhou-se através das metodologias ativas, conhecimentos técnicos e científicos a cerca dos testes rápidos de HIV, manejo clínico e assistência de enfermagem na prevenção, promoção e combate a descriminação e estigma sofridas pelas pessoas vivendo com a infecção.Identificou-se a necessidade das unidades ampliarem o acesso dos usuários aos testes rápidos, aproximar a população às novas tecnologias de prevenção e trabalhar o enfrentamento do preconceito.Material e métodos:. Realizado levantamento dos problemas detectados na unidade, fazendo um link com a temática do mês, análise em grupo, acerca dos pontos de acerto e de melhoria frente às atividades realizadas na Unidade de Saúde no tocante a temática em estudo, feito planejamento e execução das ações e por fim avaliação das estratégias utilizadas para a concretização das ações.Discussão: Feito todo o trabalho teórico durante noventa dias, os profissionais de enfermagem junto a docência e parcerias planejaram atividades em que pudessem, multiplicar os conhecimentos adquiridos e atendessem o objetivo maior desta demanda que era contribuir para o fim da epidemia de HIV?AIDS; através da redução no número de casos novos, aumentar os índices de detecção precoce e amento no número de pessoas consideradas indetectáveis. A principal estratégia foi a realização de mutirões de testagem rápida, agregados a consulta de enfermagem e trabalho de divulgação nas salas de espera. Foram utilizadas as unidades de saúde, espaço de ONGS e como atividade extra muro mais inusitada foi o mutirão realizado na praia, provando que é possível fazer promoção em saúde em qualquer lugar. Em sincronia com os objetivos propostos pela temática trabalhada e a partir das reflexões críticas construídas pelos docentes assistências de Enfermagem, percebeu- se a necessidade de fortalecer o vínculo da enfermagem com sua comunidade, estreitando os laços através de atividades extra muro e utilizando com maior freqüência as potencialidades e outros equipamentos disponíveis no território visando acabar com esta epidemia e melhorar a qualidade de vida de todos.Conclusão: Há, certamente, um longo caminho a ser construído, especialmente quando se considera a formação em serviço do profissional da saúde. No entanto, pondera-se que é necessário mudar a prática já que o objetivo maior é mudar a realidade.Nesse sentido, essa experiência trouxe uma reflexão positiva sinalizando que, mais que ensino-aprendizagem a partir do trabalho, é preciso que se aprenda a aprender em todos os momentos da vida.