Desenhar Cientista: debates sobre estereótipos na ciência com estudantes de magistério em um colégio estadual no RJ

  • Author
  • Raisa Soares Estevão da Graça
  • Co-authors
  • Uliana Pontes
  • Abstract
  • Apresentação: Construindo Pontes é um projeto de extensão desenvolvido no Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, com objetivo de promover representatividade e inclusão no meio acadêmico e debater relações entre mídia, saúde e sociedade. Uma de suas principais ações é a parceria desde 2018 com o Colégio Estadual Luiz Reid, localizado no município de Macaé (RJ), que envolve turmas de 3° ano de magistério ao longo do ano letivo em atividades que abordam a importância da visibilidade de grupos minoritários na sociedade e a importância da educação e da ciência para o combate às desigualdades sociais. Desenvolvimento do trabalho: A cada ano letivo, no primeiro encontro são colhidas percepções das turmas sobre o que é ser cientista, a partir do teste do Desenho de Cientista, e estas fomentam debates e outras atividades sobre a importância da ciência no cotidiano, da ruptura com estereótipos e promoção do respeito à diversidade. 

    Resultados: A turma atual (2024) possui cerca de 30 estudantes, a maioria mulheres adolescentes, dos quais 29 participaram do primeiro encontro. Foi manifestado interesse em diversas carreiras acadêmicas nas áreas da educação e da saúde, como pedagogia, licenciatura em biologia, psicologia, nutrição e medicina. Dos 29 desenhos confeccionados, a maioria (26) representa indivíduos das áreas de ciências da natureza e de ciências exatas, mais comumente associadas à ciência, homens (22) e brancos (21), sendo que a personalidade mais desenhada foi Albert Einstein (12). A partir dessas manifestações artísticas, debateu-se coletivamente o que é “ser cientista”, o que é considerado “ciência”, possíveis estereótipos representados nas ilustrações feitas pelo grupo e possíveis relações com a forma como a grande mídia representa cientistas. Desse modo, foi possível discutir sobre como as visões estereotipadas repercutem no ensino, na pesquisa e na saúde pública, incluindo questões de viés racial, gênero e padrões de beleza. Dando continuidade, o segundo encontro, apresentou conceitos sobre produção, conhecimento, método científico e o trabalho de cientistas de diferentes áreas. Para esta turma, a proposta é que sejam trabalhadas mulheres que trouxeram contribuições significativas para diferentes campos da ciência, culminando com apresentação no sarau cultural que encerra o ano letivo do colégio. Considerações finais: o envolvimento de estudantes de magistério no projeto é estratégico, pois serão educadores e formadores de opinião. Além disso, os temas abordados colaboram para a aproximação da turma com a vida universitária e para a ruptura com estereótipos e paradigmas que elitizam os sistemas de educação, saúde e produção científica no Brasil. Com isso, o papel da mídia como manifestação cultural e política é ponto-chave para o entendimento dos fenômenos sociais observados no desenvolvimento das ações, tais como estereótipos de gênero que afastam meninas e mulheres de seus interesses e potencialidades.

  • Keywords
  • Extensão universitária, ensino médio, estereótipos na ciência, representatividade
  • Subject Area
  • EIXO 5 – Saúde, Cultura e Arte
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