Uso de Tecnologias Cuidativo-Educacionais na práxis da saúde

  • Author
  • Julia Peixoto Alves Decker
  • Co-authors
  • Juliane Portella Ribeiro , Matheus dos Santos Rodrigues , Thalison Borges de Oliveira , Lenise Szczecinski Maliszewski , Vitória Peres Treptow
  • Abstract
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    Apresentação: As tecnologias do cuidado e da educação quando entrelaçadas fortalecem a prática profissional na área da saúde. Por essa razão, emergiu o conceito de Tecnologias Cuidativo-Educacionais (TCE), que compreende de forma mais ampla os processos tecnológicos e seus produtos, transcendendo assim a ideia de cuidar e educar como processos isolados. As TCE são saberes científicos que sustentam a operacionalização do processo de cuidar e educar em saúde, empoderando o profissional para fornecer uma assistência qualificada. As práticas cuidativas e educativas são atividades que possibilitam o desenvolvimento, avaliação, criação, validação e aplicação de tecnologias destinadas a promover a autonomia dos indivíduos na sua condição de saúde. A práxis conceitua-se como uma prática consciente que transforma a natureza, ao criar objetos, instrumentos e tecnologias, e o próprio homem à medida que ele transforma a natureza. Uma práxis envolve aspectos objetivos e subjetivos. As TCE são ferramentas integradas na práxis da saúde, como cartilhas, vídeos educativos e folders, visando desenvolver habilidade críticas e reflexivas, além de ampliar o conhecimento dos indivíduos que as utilizam e as recebem. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo identificar na produção científica o uso de TCE na área da saúde. Desenvolvimento: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, que apresenta a interpretação ampla de um assunto, estimulando a reflexão e o debate. Nesta revisão busca-se informações e atualizações sobre o objeto de estudo na literatura para identificar possíveis lacunas no conhecimento, fornecendo uma visão geral do estado atual da pesquisa. Por ser um processo simplificado, o tema pode ser abordado de forma livre. Resultados: Na literatura é possível encontrar estudos sobre o uso de TCE na saúde em sua maioria voltadas para acompanhantes e pacientes. Como as seguintes: elaboração e validação de uma cartilha educativa para prevenção do excesso de peso em adolescentes; elaboração e validação de uma cartilha sobre punção venosa periférica para acompanhantes; elaboração e validação de uma cartilha sobre métodos não farmacológicos para alívio da dor no trabalho de parto e parto; elaboração e validação de uma cartilha educativa para promoção da saúde de pessoas com diabetes mellitus diante da COVID-19; elaboração e validação da cartilha educativa “Tempo de amor e adaptação: promoção da saúde da mulher no pós-parto e do recém-nascido”; elaboração e validação da cartilha “Descomplicando a Amamentação”.  Considerações finais: As TCE representam uma inovação significativa ao integrarem os processos de cuidar e educar, que se fortalecem mutuamente. As TCE nos preceitos da práxis da saúde oferecem uma abordagem holística, promovendo a assistência qualificada e centrada na autonomia do indivíduo. A revisão narrativa permitiu identificar e analisar diversas TCE aplicadas na saúde, evidenciando a validade e utilidades dessas tecnologias. Entretanto, o estado da arte indica como lacuna o desenvolvimento e validação de TCE voltadas para a formação e capacitação de profissionais da saúde. Visto que as Tecnologias Cuidativo-Educacionais são uma abordagem promissora que integram cuidado e educação, faz-se necessário ampliar as pesquisas e os debates sobre o tema.

  • Keywords
  • Tecnologias, cuidar, educar, saúde
  • Subject Area
  • EIXO 1 – Educação
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