IMPACTO DA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS DIANTE DE CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTES

  • Author
  • Letícia Alves de Sousa
  • Co-authors
  • Edite Beatriz Alves Santos , Renata Clemente dos Santos Rodrigues , Kalyne Araújo Bezerra , Tamires Paula Gomes Medeiros , Ana Luiza Cabral da Cunha de Almeida Chagas , Nayara Thayse de Sousa Oliveira , Vitoria Hellen da Silva Amarante , Emanuella de Castro Marcolino
  • Abstract
  • Introdução: A violência sofrida por crianças e adolescentes está presente na história humana desde a muito tempo, manifestando-se por meio de diversas formas e em diferentes contextos culturais e sociais. Esse fator abrange o ato planejado de ameaças, força física ou domínio prestado contra a vítima, que possibilita o desenvolvimento de lesões, danos cognitivos e psicológicos. Por isso, torna-se imprescindível a assistência da equipe de enfermagem neste âmbito, favorecendo uma abordagem integral que permita a identificação e intervenção na propagação da violência. Ainda assim, as ações educativas se mostram eminentes neste processo, possibilitando um confronto dessa violência mediante a prática de denúncias. Objetivo: avaliar o impacto de uma intervenção educativa no conhecimento de enfermeiros diante de casos de violência contra crianças e adolescentes. Metodologia: estudo do tipo quase experimental, de natureza quantitativa, desenvolvida com 44 enfermeiros em hospital de grande porte no interior do estado paraibano. A intervenção ocorreu através de vídeo explicativo,aplicou-se um questionário do tipo antes e depois, visando dimensionar a eficácia da intervenção. Os dados foram tabulados e analisados  em software estatístico , mediante estatística descritiva e inferencial (Teste de Wilcoxon para amostras pareadas e Teste de Correlação de Spearman). O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento/Faculdade de Ciências Médicas para análise e apreciação e, após sua aprovação sob parecer n.º 3.159.668/2019. Resultados: As variáveis conhecimento sobre o estatuto da criança e do adolescente (p=0,001), violência contra criança e adolescente (p<0,001), aptidão para a discussão sobre a temática (p=0,042) e encaminhamento dos casos de violência contra criança e adolescente (p<0,001) apresentaram aumento na média após a intervenção educativa, o que mostra que a intervenção educativa melhorou significativamente os níveis de conhecimento entre os enfermeiros. Considerações finais: intervenções educativas são de suma importância no contexto de desenvolvimento de pesquisas, porém, mais eficaz ainda no processo de educação continuada e permanente desses profissionais em múltiplas temáticas de saúde. Em específico relacionado a melhoria do conhecimento de enfermeiros para abordagem a crianças e adolescentes vítimas de violência é perceptível o impacto que haverá para esse público por parte dos profissionais que receberam a intervenção.

  • Keywords
  • Maus-tratos infantis, Cuidado da criança, Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem.
  • Subject Area
  • EIXO 2 – Trabalho
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