Apresentação:
A cárie dentária é um problema de saúde pública que pode impactar, ainda na infância, dor, infecção, mastigação inadequada, além da perda do órgão dentário, da autoestima e da qualidade de vida.
A intervenção através de estágios de odontologia na saúde da família, teve como objetivo capacitar os acadêmicos para atuação na prevenção da cárie, promoção de saúde bucal, compreensão dos impactos dos determinantes sociais na saúde bucal, contribuindo para uma formação mais humanizada.
Desenvolvimento:
Este relato traz a experiência de ações integradas de saúde em instituições de educação infantil de um município de médio porte do Espírito Santo, realizadas por estudantes de odontologia de uma faculdade local, que contaram com abordagens lúdico-educativas sobre saúde bucal, por meio de palestras, role-play e contação de histórias, a fim de levar informações mais atraentes e conscientização para as crianças.
As palestras têm como escopo, demonstrações da quantidade ideal de creme dental para a escovação e do fio dental, associando-os a “super-heróis” do imaginário e à ludicidade das crianças e suas realidades.
Para as técnicas de escovação foram utilizados termos realísticos, coma “bolinha”, “trenimon” e “Vasturia”, análogos aos movimentos desenvolvidos na higiene bucal diária, incentivando as crianças a participarem como protagonistas, ensinando o que aprenderam, umas às outras.
O role-play e contação de histórias levam à representação teatral lúdica, com o ato de ‘um belo dia ensolarado a personagem dentinho “Dentina” recebeu a visita dos “Docinhos”, que a enganaram dizendo que não haveria problemas em comê-los, e não escovar os dentes antes de dormir. Em ato seguinte, surge a cárie, que é representada pela “Bruxa Má e as suas Bactérias’’, que deixaram “Dentina” repleto de “bichinhos”, que, para resolver o problema, contou com a ajuda da “Fada do Dente” e do “Doutor Dudu”, que atuaram orientando a importância da escovação dos dentes após as refeições’. A visitação ao dentista regularmente é orientada, ao final dos teatros.
Encerram-se as ações integradas com distribuição de kits de higiene bucal para as crianças, escovação supervisionada e, caso necessário, o encaminhamento da criança para atendimento odontológico. A execução consiste na confecção de boca lúdica com materiais recicláveis, cartazes, fantasias de personagens e os universitários como atores.
Resultados:
Os resultados significativos podem ter trazido compreensão da importância da higiene bucal para a prevenção de cárie e perda precoce dos dentes, a partir das informações compreendidas pelas crianças durante as abordagens lúdicas educativas, visto que há um grande envolvimento do público infantil durante as ações.
A experiência permitiu aos estudantes compartilhamento de seus aprendizados, desenvolvimento das habilidades de comunicação e interação, aprendendo e ensinando de forma ativa. Aos profissionais das instituições visitadas, pode permitir engajamento e sensação de apoio educacional e, às comunidades visitadas, o benefício de as crianças levarem e replicarem os seus aprendizados sobre promoção de saúde bucal e qualidade de vida.
Considerações finais:
Considera-se que as ações integradas em saúde e a utilização de metodologias lúdicas ativas podem ser excelentes maneiras de informar, educar, transmitir e replicar conhecimentos e aprendizados para crianças, famílias e comunidades.