Apresentação
O “Odonto em Foco” é um projeto acadêmico de uma faculdade de odontologia, desenvolvido para levar informações para a população através de webcasts, sobre temas relevantes à saúde bucal e geral e tem o objetivo de garantir acesso à informação, abordando assuntos relevantes e importantes para a saúde bucal e geral, promovendo conscientização e desmistificando conhecimentos de senso comum utilizando a tecnologia dos webcast para promoção e prevenção em saúde.
Desenvolvimento
O “Odonto em Foco” viabiliza a tecnologia da informação e as mídias digitais para promover saúde bucal. O projeto utiliza webcasts idealizadas e desenvolvidas por estudantes de odontologia vinculados à Liga Acadêmica de Cirurgia Bucomaxilofacial e Estomatologia (LACBE) de uma faculdade de odontologia do Norte do Espírito Santo, para disseminar boas e importantes informações para a população local, principalmente para aquelas com menor acesso aos serviços de saúde.
As webcasts levam ao ar, por meio de entrevistas, lives e reportagens, diálogos sobre problemas de saúde e impeditivos de bem-estar para a população. Ocorrem no campus da Faculdade Anhanguera e conta com entrevistas, bate-papos, lives e reportagens, com profissionais, professores e convidados para os episódios, de forma voluntária e podem levar promoção e prevenção em saúde e difundir inovações relevantes às realidades de saúde bucal coletiva, clínica e hospitalar e às vivências da população sobre condição de saúde das pessoas, famílias e comunidades, no escopo da Atenção Primária em Saúde (APS).
A informação e a educação são ferramentas de direito dos cidadãos e as webcasts em saúde podem ser úteis para informar sobre os determinantes de saúde e adoecimento que podem impactar os coletivos humanos, assim como, dos serviços e meios de acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS) e bem como.
Resultados
Os resultados foram diálogos e debates permanentes sobre os hábitos de vida que podem se tornar deletérios à sua saúde bucal e sistêmica. Aos cirurgiões-dentistas da rede pública e privada, o despertar para a reflexão crítica em saúde coletiva. E, aos acadêmicos, o engajamento científico-sociológico, interdisciplinar e transdisciplinar, sobre temas transversais aos saberes humanos, mediados pela tecnologia da informação em favor da ciência odontológica e da saúde humana.
Levou ao ar, as dificuldades das vivências clínicas e coletivas, desmistificando informações de senso comum, trazendo à reflexão os efeitos nocivos das desinformações sistemáticas e fake News, que podem impedir o avanço na educação da população quanto aos cuidados com a saúde.
Pôde promover interação do público-alvo com os conteúdos, despertando e ampliando o olhar da saúde bucal para toda a dimensão de saúde humana e em benefício da sociedade, curiosidades científicas dos estudantes e profissionais, além de incrementar as ações de prevenção de saúde e promoção de campanhas, captação e colaboração com os pacientes da faculdade de odontologia vinculada, repensando a integração científico-social da saúde como meio de contribuição acadêmica às diretrizes do SUS e à Educação em Saúde.
Considerações finais
Considera-se que a evolução da sociedade prevê e justifica a necessidade de se aliar mídias digitais a informações úteis sobre ciências, saúde bucal e coletivos humanos.